Equipas de assistência e vigilância da concessionária tiveram formação para a recolha eficiente de cães nas autoestradas, tendo em conta o bem-estar animal e a segurança rodoviária.
A formação certificada abrangeu cerca de 90 funcionários da Ascendi e foi ministrada pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção da GNR. O objetivo principal da iniciativa foi a de dotar os profissionais da empresa “com as melhores práticas na abordagem e recolha de canídeos em vias ativas, garantindo que as equipas da Ascendi estão preparadas para atuar de forma segura e eficaz, promovendo assim a segurança rodoviária das pessoas, permitindo também a proteção dos animais”, refere um comunicado da concessionária enviado ao Lusomotores.
De acordo com a Ascendi, a formação certificada ministrada cumpre com os melhores padrões europeus e focou-se em técnicas avançadas de captura e recolha de animais em situações de risco.
Por outro lado, pretende-se que a resposta das equipas da Ascendi na recolha dos animais minimize o impacto no trânsito, protegendo a integridade dos utilizadores das autoestradas.