A jogar em casa, o Athletic Bilbao venceu esta quarta-feira o Real Madrid, por 2-1, num jogo que acabou por ser resolvido a favor da turma basca em pouco mais de dois minutos, o tempo que levou a serem marcados dois golos que fecharam o resultado final.
Curiosamente, depois de um primeiro tempo sem golos, a primeira equipa a marcar foi mesmo a do Athletic, com um golo apontado pelo médio Álex Berenguer ao minuto 53′, na sequência de uma assistência a partir do lado esquerdo com a assinatura de qualidade de Nico Williams.
O Real Madrid procurou responder à vantagem do Athletic e conseguiu mesmo chegar ao golo, já na fase final da partida, com um golo de Bellingham, ao minuto 78′, repondo a igualdade. Só que a equipa do Real nem tempo teve para desfrutar da igualdade, isto porque em apenas dois minutos o Ahtletic, agora por Guruzeta, fazia novo golo, colocando o marcador em 2-1 a favor da equipa da casa, o “score” com que viria a fechar a partida, afinal um tropeção do Real Madrid nesta deslocação ao País Basco em partida da 19ª jornada da La Liga.
Nota de destaque para o facto da vitória do conjunto basco ter tido “mão” clara do técnico Ernesto Valverde, isto porque se o primeiro golo foi obtido por Berenguer, o segundo foi marcado por Gorka Guruzeta, jogador chamado ao jogo aos 63 minutos e exactamente por troca com Berenguer.
A equipa basca levou assim de vencida o Real Madrid de Carlo Ancelotti que marcou passo no campeonato espanhol, permitindo vantagem para os rivais Barcelona e Atlético de Madrid na corrida pela liderança da mediática La Liga.