O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, escreveu mais um capítulo glorioso em sua história ao conquistar o Campeonato Brasileiro de 2024. A equipa carioca, que já havia surpreendido o futebol sul-americano ao levantar a taça da Libertadores neste ano, confirmou o seu domínio no futebol brasileiro ao vencer o São Paulo na última rodada do campeonato, confirmando com isso a conquista do Brasileirão, num jogo em que, diga-se, ao Botafogo bastava o empate para superar o Palmeiras de outro português, Abel Ferreira, o outro clube que estava ainda na corrida à conquista deste título.
Com esta conquista inédita, o Botafogo passou a ser o primeiro clube brasileiro a conquistar a Libertadores e o Brasileirão na mesma temporada. O feito histórico do Glorioso é ainda mais especial por ter sido alcançado sob o comando do experiente treinador português, que chegou ao clube no início da temporada, sucedendo a dois outros técnicos lusos – Bruno Lage e Luís Castro – e rapidamente conquistou os adeptos com o seu estilo de jogo ofensivo e eficiente.
A campanha do Botafogo no Brasileirão foi marcada pela regularidade e pela solidez defensiva. A equipa carioca apresentou um futebol vistoso e envolvente, impondo o seu ritmo de jogo em praticamente todos os jogos. A conquista do título brasileiro coroa um ano mágico para o clube, que vive um dos melhores momentos de sua história, curiosamente desde que o norte-americano John Textor adquiriu o clube carioca, juntando-o a um lote de outros clubes que também são seus, como o Olympique Lyon, em França, ou o Crystal Palace, na Premier League.
Textor, recorde-se, foi o mesmo que num passado não muito distante, quis comprar parte da SAD do Benfica, quando Luís Filipe Vieira liderava os destinos dos encarnados, uma situação que não vingou por decisão contrária dos adeptos benfiquistas.
Quanto a Artur Jorge, por sua vez, entra para a história do futebol brasileiro como um dos treinadores mais vitoriosos dos últimos tempos. O português demonstrou grande capacidade de adaptação ao futebol brasileiro e conseguiu extrair o máximo dos seus jogadores. A sua conquista histórica com o Botafogo vem colocar este técnico que em Portugal orientou a formação do Sporting de Braga num patamar ainda mais elevado no cenário futebolístico mundial, não sendo para já seguro afirmar que ele possa continuar à frente do Botafogo.
Certo é que a conquista do Brasileirão pelo Botafogo é motivo de grande celebração para todos os adeptos do clube carioca, que não seguraram as lágrimas de alegria e emoção no momento deste triunfo. O título representa a coroação de um projeto ambicioso, que teve como objetivo resgatar o protagonismo do clube no futebol brasileiro.
Com a conquista do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo acaba por se consolidar por esta altura como uma das principais forças do futebol sul-americano.
A conquista do Botafogo é um exemplo inspirador para todos os clubes brasileiros. O clube carioca demonstrou que é possível alcançar o sucesso com planeamento, investimento e trabalho sério. A história do Botafogo serve como um incentivo para que outros clubes sigam os seus passos e busquem conquistar títulos importantes.
O título no Brasileirão para o Botafogo surge assim como um marco histórico para o futebol brasileiro. A equipe carioca, sob o comando do português Artur Jorge, escreveu o seu nome com letras de ouro no futebol brasileiro e internacional.
O título brasileiro é um prémio mais que justo para um equipa que encantou com o seu futebol vistoso e eficiente. E para Artur Jorge há que deixar uma só palavra mas sem qualquer dúvida merecida… Parabéns!