REIS7563

Golo de Akturkoglu dá triunfo ao Benfica sobre o Vitória

Num jogo bem disputado perante um conjunto vimaranense que voltou a provar a boa qualidade que tem vindo a exibir no presente campeonato da I Liga, o Benfica, perante o seu público no Estádio da Luz, conquistou os três pontos, fruto de um triunfo conseguido com um golo apontado pelo turco Akturkoglu. Ao minuto 29′, num lance em que Leandro Barreiro combinou com Pavlidis, este fez a assistência para o golo dos encarnados, conseguido pelo jogador turco, com um remate colocado que fez a bola entrar junto ao primeiro poste sem que o guarda-redes Bruno Varela pudesse impedir o golo na sua baliza.

Sem poder contar neste encontro com o outro turco do plantel benfiquista, o médio ofensivo Orkun Kokçu, ausente por castigo depois de ter visto o quinto cartão amarelo na última jornada, o técnico Bruno Lage teve que recorrer a Leandro Barreiro, o jogador que poderia ser utilizado no meio do terreno sem mudar de forma significativa o modo de jogo da turma do Benfica. Florentino e Aursnes completaram o trio de jogadores na linha média dos encarnados, com Di Maria, Akturkoglu e Pavlidis na frente de ataque, aparecendo atrás o guarda-redes Trubin e o quarteto defensivo formado por Bah, Otamendi, Tomás Araújo e Carreras.

Do outro lado, o técnico Rui Borges escalou um onze do Vitória com Bruno Varela entre os postes, ainda Bruno Gaspar, Óscar Rivas, Jorge Fernandes e João Mendes na defesa, Manu, Tomás Handel e Samu na linha média, surgindo em posições mais adiantadas Kaio César, Nuno Santos e o ponta-de-lança Nelson Oliveira, curiosamente um elemento que no passado já vestiu a camisola da equipa principal do Benfica.

Perante 58.839 adeptos, de acordo com os números oficiais divulgados pelo Benfica, a turma encarnada entrou melhor no jogo na busca do golo que lhe permitisse adiantar-se no marcador. Ainda assim, o Vitória deu uma boa réplica e não facilitou em nada a ambição dos jogadores de Bruno Lage, conscientes de que a conquista dos três pontos deixaria o Benfica com a liderança do campeonato cada vez mais perto, ainda mais depois do Sporting ter iniciado esta jornada da I Liga a perder em Moreira de Cónegos, como demos conta oportunamente.

Ao oitavo minuto, Pavlidis chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes da baliza do Vitória, mas com o avançado grego adiantado em relação à linha do fora-de-jogo o golo não contou, permitindo que o Vitória acreditasse que poderia surpreender a formação anfitriã.

Ao minuto 14′, num canto direto, Nuno Santos esteve à beira de surpreender Anatoly Trubin, conseguindo o guarda-redes do Benfica anular um lance que levava perigo para a baliza da equipa da casa, respondendo o Benfica pouco depois com um passe “a rasgar” de Di Maria que tentou solicitar a entrada de Akturkoglu, valendo aos vimaranenses um corte para a linha de fundo, a resultar num pontapé de canto sem consequências de maior.

Magia de Arkturkoglu
valeu três pontos

O jogo vivia por esta altura uma fase dividida, com as duas equipas a procurarem criar lances de perigo para as balizas contrárias, acabando o Benfica por levar a melhor no golo já aqui referido ao minuto 29′ por Akturkoglu, ele que pôde festejar com o famoso gesto de magia de Harry Potter, o ‘expelliarmus’ que uma vez mais foi determinante para o clube encarnado.

O golo do turco permitiu um crescendo de confiança junto dos pupilos de Bruno Lage e à beira do final do primeiro tempo o Benfica perdeu duas oportunidades soberanas de aumentar a vantagem, primeiro de novo por Akturkoglu e depois por Pavlidis. O intervalo chegou, no entanto, sem que o marcador sofresse nova alteração, tal como não foram alterados os dois onzes para o segundo tempo, com os treinadores a manterem os mesmos jogadores em campo após o intervalo.

Tal como acontecera nos primeiros 45 minutos, o jogo manteve-se bem disputado, com um Vitória a procurar correr atrás do prejuízo em busca do golo que permitisse repor a igualdade. Só que Trubin, com algumas defesas de elevado nível de dificuldade, a par de alguma infelicidade dos jogadores vitorianos, foi impedindo que os vimaranenses conseguissem chegar ao golo.

Ao minuto 64′ um erro clamoroso de Florentino deixou a bola à mercê de Nuno Santos que só não marcou golo porque Otamendi impediu que a bola entrasse na baliza do Benfica sobre a linha de golo, acabando o central argentino por chocar contra o poste tendo que receber assistência da equipa médica dos encarnados.

Chegava a altura para as mudanças nas duas equipas e Bruno Lage começou por fazer sair Leandro Barreiro para a entrada de Amdouni. Por seu turno, Rui Borges respondia na equipa do Vitória com as entradas de Tiago Silva e Gustavo por troca com Samu e Nuno Santos, à passagem do minuto 70′.

Mudanças a partir dos bancos
foram inconsequentes

O jogo mantinha-se no mesmo figurino, com o Benfica a vencer por um golo mas sem conseguir aumentar a vantagem e com isso “fechar” o jogo, pelo que as mudanças continuaram, com Bruno Lage a apostar em Beste e Arthur Cabral, ao minuto 79′, para as saídas de Akturkoglu e Pavlidis, respondendo pouco depois a equipa técnica do Vitória com as entradas de Bica, João Mendes e Telmo Arcanjo, substituindo Nélson Oliveira, Manu e Kaio César.

O árbitro Miguel Nogueira deu mais quatro minutos, o Benfica terminou o jogo “em cima” da baliza do Vitória, mas uma vez mais sem conseguir traduzir essa pressão em golos, acabando o jogo por ser concluído com uma vitória tangencial dos encarnados que conseguiram nesta jornada aproximar-se mais ainda do ainda líder Sporting que perdeu o seu compromisso frente ao Moreirense, sabendo-se que o Benfica poderá mesmo saltar para a liderança do campeonato se vencer o jogo que tem em atraso frente ao Nacional da Madeira, agendado para 19 de Dezembro.

Antes do calendário da I Liga ser colocado em dia, sendo disputado o jogo em atraso, o Benfica terá que se deslocar ao terreno do AVS no próximo fim-de-semana em jogo da jornada 14, sendo que o compromisso imediato acontecerá já na quarta-feira, dia 11, no Estádio da Luz onde irá receber a formação do Bologna em jogo da Liga dos Campeões.

Nota final da para a boa prestação do Vitória que regressa agora a Guimarães com mais um jogo da Liga Conferência no horizonte, na próxima quinta-feira, dia 12, altura em que irá jogar no terreno dos suíços do St. Gallen, isto depois de não ter conseguido pontuar no Estádio da Luz, algo que não tira o brilho à prestação que esta formação de Guimarães tem vindo a conseguir no presente campeonato.

É certo que o Benfica poderia ter estado melhor, a exibição não foi a melhor conseguida pelos pupilos de Bruno Lage, mas num jogo sem casos o golo de Akturkoglu ditou o resultado final e o Benfica somou os três pontos para alegria dos seus adeptos.

texto: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis e Luís Moreira Duarte

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!