Do futebol à política, cá e lá fora, a morte do ex-presidente do FC Porto tem suscitado as mais diversas reações de pesar face ao desaparecimento do mais titulado líder desportivo do mundo.
De luto, o FC Porto lembra o “presidente dos presidentes”, a “maior figura da sua história”, o presidente honorário Jorge Nuno Pinto da Costa, com “71 anos de associado”, “mais de seis décadas nos órgãos sociais e de 42 anos na liderança da instituição que elevou como ninguém. Para trás deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca.”
Em homenagem, o clube faz saber que “todas as equipas das diversas modalidades e escalões do FC Porto vão cumprir um minuto de silêncio este domingo, dia 16 de fevereiro, em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa.” Também a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretaram um minuto de silêncio em todos os jogos das respetivas competições.
O atual presidente do clube, que derrotou Pinto da Costa nas urnas, deixou o estágio da equipa de futebol no Algarve e regressou ao Porto. Na página oficial do clube, André Villas-Boas salienta tratar-se de “um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os Portistas e para o futebol nacional e internacional”, já que o “Presidente dos Presidentes dedicou toda uma vida para colocar e elevar o nome da Instituição ao topo do mundo.”
“Prestígio externo”
Reagindo à morte do antigo presidente do FC Porto, o Presidente da República realçou a “determinação” e “estilo muito próprio” a quem Portugal fica a dever “prestígio externo num período inseparável da sua liderança”.
Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube”.

Também o primeiro-ministro expressou pesar pela morte do antigo presidente do FC Porto. Através da conta oficial na rede social X, Luís Montenegro salientou que “Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial”, expressando “profundo pesar e solidariedade” à família, aos amigos e ao FC Porto.

“Histórico presidente”
Além fronteiras, o Real Madrid destacou nos seus meios oficiais o antigo presidente do FC Porto. Em comunicado, o clube espanhol refere que “o seu presidente e direção lamentam profundamente a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto entre 1982 e 2024”.
