Monaco-SLB-10

Toque de génio de Pavlidis deu vitória ao Benfica no Mónaco (0-1)

O Benfica deu esta quarta-feira um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao vencer o AS Mónaco por 1-0 no Stade Louis II. Um golo solitário de Pavlidis, logo no início da segunda parte, com um toque de génio em que o avançado grego picou a bola sobre o guarda-redes Majecki, selou o triunfo encarnado num jogo que ficou marcado pela expulsão de Almusrati, ao ver o segundo cartão amarelo pouco depois do golos dos encarnados, deixando a equipa monegasca a jogar com 10 elementos durante grande parte do segundo tempo.

Refira-se que os jogadores do Mónaco protestaram a decisão do árbitro que mostrou o amarelo fatal e o consequente vermelho depois do benfiquista Álvaro Carreras ter feito uma falta que Almusrati considerou ser merecedora de um cartão. O médio líbio, antigo jogador do Rio Ave e do Sporting de Braga, sinalizou ao árbitro que este deveria mostrar o cartão amarelo a Carreras, mas o juiz da partida acabou por castigar o próprio Al Musrati por ter pedido o cartão para o adversário.

Após a expulsão do jogador líbio, numa partida que desde o apito inicial foi marcada por um ascendente do Benfica, mostrando ter mais argumentos para ditar o ritmo do jogo, ficou a esperança entre os benfiquistas que fosse possível construir uma vitória robusta para resolver a eliminatória desde já. Com um meio-campo coeso e uma defesa segura, os encarnados foram construindo oportunidades de golo, esbarrando, no entanto, na organização defensiva do Mónaco, pecando o Benfica por alguma falta de eficácia.

Pavlidis foi o herói
e Di Maria o azarado

O golo da vitória surgiu no início da segunda parte, quando Pavlidis, oportuno como sempre, conseguiu surgir dentro da grande-área da turma monegasca onde, com um toque de extrema qualidade, picou a bola sobre o guarda-redes para o fundo das redes. O avançado grego, que tem estado em grande forma nesta fase da época, mostrou mais uma vez o seu faro para o golo, dando a vitória ao Benfica. Ainda assim, o mesmo Pavlidis viria a falhar um golo em que, com a baliza à sua mercê, “acertou” no guardião Majecki numa altura em que os adeptos do Benfica presentes no recinto monegasco já se preparavam para festejar o segundo golo.

O Benfica acabou assim por vencer o jogo, deu um passo importante no sentido do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões da UEFA, mas terá que resolver a eliminatória num jogo em que alguns fatores poderão revelar-se negativos para os encarnados. Entre estes está a lesão sofrida pelo argentino Di Maria, ele que entrou no segundo tempo, ao minuto 66′, já depois do Benfica estar em vantagem no jogo e a jogar em vantagem numérica, mas terá sentido um problema muscular que o obrigou a sair das quatro linhas ao minuto 85′, dando o seu lugar a Arthur Cabral.

Um passo importante,
mas não decisivo

Apesar do triunfo no Mónaco, o Benfica sabe que a eliminatória ainda não está decidida. O jogo da segunda mão, no Estádio da Luz na próxima terça-feira, dia 18, promete ser emocionante, com o Mónaco a tentar tudo para dar a volta ao resultado. No entanto, a jogar em casa e com o apoio dos seus adeptos, o Benfica tem todas as condições para confirmar o apuramento para os oitavos de final da Champions.

É inegável que o Benfica é favorito para seguir em frente na competição, mas o futebol é cheio de surpresas e nada está garantido. Os encarnados precisam manter a humildade e a concentração, sabendo que o Mónaco é um adversário perigoso e que tudo pode acontecer nos 90 minutos do jogo da segunda mão, um embate para o qual o técnico do clube das águias, Bruno Lage, não deverá poder contar com Di Maria, e em qua também Florentino ficará de fora, isto porque viu o quinto cartão amarelo neste jogo no Mónaco e irá ter que cumprir um jogo de castigo.

Para a história fica um jogo em que o Benfica entrou em campo com Trubin, também Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Carreras, ainda Florentino, Kokçu e Aursnes, jogando mais na frente Aktürkoglu, Schjelderup e Pavlidis. Refira-se que Tomás Araújo também sentiu um problema físico que determinou a sua saída durante o jogo, com Bruno Lage a fazer descair Aursnes para o corredor direito da defesa, mas logo depois do jogo ficou a saber-se que Tomás Araújo deverá estar apto para o jogo do próximo sábado com o Santa Clara, e depois para a recepção ao Mónaco.

Está assim de parabéns o Benfica pela vitória no Mónaco, ficando mais forte, e de algum modo justificada, a esperança dos adeptos encarnados no sentido de que este triunfo possam ser um incentivo para a equipa continuar a trabalhar e a lutar por mais conquistas na temporada.

texto: Jorge Reis
fotos: ©X (Twitter)

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!