O caixão será trasladado amanhã de manhã para a Basílica de São Pedro e o Vaticano marcou o funeral para o próximo sábado, 26 de Abril, às 10h (9h em Lisboa). Luto nacional em Portugal decorre entre 24 e 26 de Abril.
A procissão vai passar pela Praça de Santa Marta, Praça dos Mártires Romanos, Arco dos Sinos e depois vai entrar na Basílica do Vaticano pela porta central.
Depois, no Altar da Confissão, o cardeal camerlengo, o irlandês Kevin Joseph Farrell, que é responsável pela administração dos bens do Vaticano até à escolha de um novo Papa, irá presidir à Liturgia da Palavra, no final da qual começa a visita dos fiéis.
Sábado, o funeral do Papa Francisco será celebrado no adro da Basílica de São Pedro, com missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
O corpo será levado para o interior da Basílica de São Pedro e daí para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde será sepultado, cumprindo a vontade do Papa Francisco.


Verificação da morte
Só esta manhã, o Vaticano divulgou as imagens do ritual da verificação da morte, na Capela da Casa de Santa Marta, junto aos aposentos do Papa, que foram selados.
O corpo do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, aos 88 anos de idade e após mais de 12 anos de pontificado, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral) vai permanecer na capela de Santa Marta até à sua trasladação amanhã para a Basílica de São Pedro.
No rito da constatação da morte, na capela da Casa de Santa Marta, o corpo foi depositado no caixão e lida a declaração de óbito, num ato validado pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.
O Papa Francisco foi colocado num caixão de madeira forrado com veludo, usando mitra branca e paramentos vermelhos, com um rosário entrelaçado nas mãos.
Em Portugal, o Governo decretou três dias de luto nacional, confirmados já pelo Presidente da República para decorrer entre 24 e 26 de Abril, mantendo-se, contudo, as celebrações do 25 de Abril. Vários países vão também cumprir luto pela morte do Papa Francisco, figura agora lembrada por vários líderes mundiais.