A seleção portuguesa de Sub-21 protagonizou este sábado uma exibição de gala no segundo jogo de Portugal do Euro Sub-21, competição em que Portugal tinha já somado um primeiro empate sem golos frente à França, no jogo de estreia do conjunto luso. Desta feita frente à Polónia, Portugal mostrou as suas credenciais e esmagou a Polónia por uns expressivos 5-0, num jogo que confirmou o estatuto de forte candidato de Portugal ao título europeu, para o qual a turma lusa fica agora com um pé nos oitavos de final da competição, bastando-lhe um empate no próximo jogo da fase de grupos.
A superioridade lusa foi assim bem evidente neste jogo com os polacos, do primeiro ao último minuto, com os jovens talentos nacionais a exibirem um futebol de alta qualidade, recheado de velocidade, técnica e eficácia. Curiosamente, a primeira oportunidade de golo até aconteceu para os polacos, num lance protagonizado por Szymczak, que no entanto não teve consequências para a baliza à guarda de Samuel Soares. Portugal reagiu bem, Quenda começou a mostrar o seu futebol, e à passagem do minuto 19′, o extremo do Sporting, na resposta a uma arrancada pelo corredor esquerdo do bracarense Roger Fernandes concluída com um cruzamento para a área polaca, só teve de encostar para o primeiro golo de Portugal.




Pouco depois, ao minuto 24′, os protagonistas foram os mesmos, uma vez mais com Roger a cruzar do lado esquerdo, mas agora com Quenda a elaborar mais o lance, recebendo a bola e “partindo” os rins aos defesas polacos, deixando-os no chão antes de rematar para o segundo golo de Portugal. A Polónia tentava reagir, mas cada tentativa de construção era prontamente anulada pela sólida organização defensiva portuguesa e pela intensidade do meio-campo.
Portugal estava claramente por cima da partida e à passagem da meia-hora voltou a aparecer Quenda, desta feita não a marcar mas com uma assistência magistral para Henrique Araújo, deixando este em frente à baliza polaca, a concluir o lance com o envio da bola para fundo das redes da Polónia, fixando o resultado em 3-0 para Portugal.
A Polónia não conseguia reagir e a Seleção portuguesa de Sub-21 de Portugal acabou por aumentar a vantagem antes mesmo do intervalo, dando contornos de goleada ao marcador quando, à passagem do minuto 41′, Nazinho apareceu a fazer um cruzamento com perigo para as redes polacas, Tobiasz ainda sacudiu a bola, mas esta sobrou para Paulo Bernardo que só teve que apostar num remate bem dirigido para uma baliza deserta da Polónia. Portugal acabaria assim por recolher aos balneários ao intervalo com a goleada já construída, sem dúvida bem merecida pelos jogadores lusos pala forma como todos se apresentaram, com destaque para Quenda, sem dúvida o melhor elemento em campo desta Seleção às ordens de selecionador Rui Jorge.



Na segunda parte, o cenário manteve-se inalterado. Portugal, longe de abrandar, continuou a procurar o golo, mostrando uma fome insaciável e um respeito pelo adversário que se traduziu na manutenção da intensidade. As substituições operadas pelo selecionador Rui Jorge mantiveram o nível elevadíssimo da equipa, e mesmo já sem Quenda em campo, Portugal manteve o domínio do jogo. Para além de Quenda, ficaram no balneário ao intervalo Roger Fernandes e Paulo Bernardo, entrando para o “onze” de Portugal Rodrigo Gomes, Mathias Amorim e João Marques, mantendo Portugal o domínio do jogo e a superioridade dentro das quatro linhas.
Ao minuto 61′, Henrique Araújo saiu para permitir a entrada de Gustavo Sá, e três minutos depois, à passagem do minuto 64′, Portugal fez o quinto golo, curiosamente na sequência de um contra-ataque após um livre perigoso para a seleção lusa depois de uma falta de Gustavo Sá sobre Kaluzinski à entrada da área. A defesa portuguesa soube tapar os caminhos para a baliza à guarda de Samuel Soares e, na resposta, Mathias Amorim conseguiu fazer o passe para Gustavo Sá e este, depois de uma combinação com Rodrigo Pinheiro, voltou a receber a bola num lance construído em velocidade, concluído para uma assistência feita para Rodrigo Gomes fechando este a jogada com o quinto e último golo de Portugal.
A Polónia pouco mais podia fazer, quis ainda deixar um sinal de personalidade no jogo e tentou mesmo fazer o seu golo, à passagem pelo minuto 69′, na sequência de um lance do conjunto polaco concluído com um grande remate de Kaluzinski, claramente o avançado mais esclarecido da turma às ordens de Adam Majewski, que tentou o golo de honra para a Polónia negado por essa altura com uma enorme defesa de Samuel Soares, o guarda-redes das seleção de sub-21 de Portugal.


A seleção de Portugal, que soma agora quatro pontos após dois jogos, terá agora que defrontar a Geórgia, na terça-feira, dia 17, no terceiro e último jogo desta fase, conjunto que perdeu frente à França por 3-2. Quanto à Polónia, sem qualquer ponto após dois jogos disputados, terá que defrontar a França mas sabe que, qualquer que seja o resultado desse jogo, irá terminar nessa partida a sua participação neste Euro Sub-21.