Depois do nevoeiro que marcou o primeiro dia do festival Sumol Summer Fest, onde todos os caminhos foram dar à praia de São João da Caparica, eis que o segundo dia, e mais ainda a segunda noite, ficaram marcados por um céu limpo e uma temperatura bem mais elevada, deixando de lado o ar húmido provocado pela noite anterior.
Numa noite claramente tropical, agora de acordo com a estação do ano que empresta nome a este evento, a música permitiu a festa marcada pelos ritmos do projeto Rap Crioulo, MC Luuky, Lil Tjay e Morad, no Palco Sumol, mas também, no Palco Novo, os sons de TIXA, SleepyThePrince, Yuri NR5 e, após os concertos, as finais da Jazzy Dance Battle, organizada pela escola de dança Jazzy Dance Studios.
Rap Criolo
No Palco Novo, durante o concerto, SleppyThePrince começou por se mostrar agradecido por atuar no Sumol Summer Fest, pois revelou já ter vivido na Caparica – “Eu já vivi na Costa de Caparica, e hoje tenho a oportunidade de actuar aqui”.
Já YURI NR5, acompanhado por mais cinco amigos, fez tremer tanto o palco como os fãs, que foram à loucura quando o cantor se juntou aos mesmos num moshpit e, de forma a agradecer ao público por estar presente, atirou mortalhas para a plateia. Como se estas duas surpresas não bastassem, YURI NR5 contou com a participação especial do cantor Sippinpurpp.
MC Luuky
Mil euros premiaram
a Jazzy Dance Battle
Concluídas as atuações dos artistas no Palco Novo, deu-se a final da Jazzy Dance Battle, uma batalha de dança onde as participações eram a pares. E se o nome de “batalha” não passou de uma metáfora, a verdade é que o prémio era aliciante até porque os vencedores desta battle levaram para casa o prémio de 1000€.
Já no Palco Sumol, o projeto Rap Crioulo juntou vários artistas de diferentes gerações para comemorar esta cultura, criando um ambiente de partilha entre todos e fazendo o público vibrar com as rimas africanas.
Lil Tjay e Morad
MC Luuky optou por uma performance diferente das demais vistas nesta edição do Sumol Summer Fest. Contou para tal com a presença em palco de quatro bailarinas e de dois DJs, que fizeram tanto a entrada como o fim do espetáculo, e por entre as músicas que passaram pelas colunas do palco estiveram “Malvadinho”, “Tem Culpa Eu”, “Chamei Ela” e “Só Menina Linda”. O cantor brasileiro, destemido, ainda desceu para a plateia e juntou-se à multidão.
A noite aproximava-se do fim mas o calor aumentava proporcionalmente à animação no recinto deste Sumol Summer Fest. Também por via desse aumento de temperatura alguns festivaleiros não resistiam e obrigavam a atenções especiais por parte da organização e dos soldados da paz presentes no recinto. Por via disso, aliás, o concerto do cantor americano Lil Tjay começou quinze minutos atrasado devido à elevada quantidade de fãs a precisarem de primeiros socorros. Ainda assim, o público durante o espetáculo mostrou-se animado, tendo acompanhado o cantor ao som de músicas como “Mood Swings”, “None of Your Love”, “Sex Sounds” e “Run It Up”.
SleepyThePrince
Com um olho no público
e outro na boa música
Chegados à última atuação da noite, foi tempo de escutar Morad, ele que se mostrou bastante preocupado com o público durante vários momentos do espetáculo, parando a música para ajudar a identificar pessoas que se estariam a sentir mal. O cantor marroquino-espanhol, para além disso, garantiu uma boa interação com o público do início ao fim, garantindo o suporte dos fãs a cada música, entre estas, “Soñar”, “Normal”, “No Estuviste En Lo Malo” e “Manos Rotas”.
Aproximava-se assim o final desta que foi a 15ª edição do Sumol Summer Fest, depois de dois dias de música, dança e rap, mas também do pop e do funk, com vários artistas a incendiar os palcos deixando o público a ferver com eles.
Yuri NR5 e Jazzy Dance Battle
Fechou deste modo o segundo e derradeiro dia de um festival em que a tradição continuou a residir no camping, com a animação que antes decorria na Ericeira e que desta feita viajou através da A8 para a Caparica, ainda assim o mesmo espírito festivaleiro de sempre e com a música como pano de fundo para a animação a espalhar-se pelas tendas de campismo que receberam os festivaleiros à beira praia da Caparica.