A OPPO, marca líder em inovação de dispositivos inteligentes, encontra-se a integrar a Inteligência Artificial e a robótica inteligente nos seus processos de fabrico de dispositivos, incluindo a integração de tecnologias inovadoras nos seus laboratórios para acrescentar mais inteligência e eficiência aos seus sistemas de I&D.
Atualmente, a Inteligência Artificial tornou-se uma aliada no desempenho das empresas tecnológicas, sendo um elemento importante em diversos processos de fabrico dos dispositivos inteligentes, que fazem agora parte do nosso dia-a-dia. A OPPO utiliza esta tecnologia avançada nos seus laboratórios, onde fabrica e testa produtos que são posteriormente colocados no mercado, com o objetivo de acelerar a I&D em comunicação móvel, imagem, XR e saúde inteligente, entre outras áreas.
A OPPO introduz em alguns dos seus laboratórios braços robóticos inteligentes, que devido à Inteligência Artificial, realizam tarefas que requerem elevada precisão e extrema consistência de forma muito mais eficiente do que os humanos. Estes braços robóticos participam frequentemente em testes de desenvolvimento de produtos e de desempenho de hardware e software, bem como noutros processos tecnológicos.
A aplicação da Inteligência Artificial aos processos de desenvolvimento de dispositivos pode ser vista, por exemplo, no Laboratório de Comunicações da OPPO. Os utilizadores confiam nos seus smartphones para realizar uma multiplicidade de tarefas no seu dia a dia, mas a sua principal função é mantê-los ligados. Neste laboratório, são simulados diferentes ambientes de rede para desenvolver soluções em condições de rede complexas. A OPPO tem, ainda, um braço robótico neste laboratório que, usando IA, navega nas redes sociais, na Internet e noutras plataformas para testar se os dispositivos funcionam ao mais alto nível nestes ambientes.
Outro exemplo de como a OPPO utiliza a Inteligência Artificial nos seus laboratórios é demonstrado no seu Laboratório NFC, onde cada smartphone é submetido a milhares de testes para garantir a precisão de leitura e escrita numa variedade de terminais NFC. Graças aos braços robóticos, a OPPO criou um processo de teste automatizado líder na indústria que pode funcionar até 24 horas por dia sem supervisão.
Por outro lado, a IA aplicada à experiência virtual está a transformar-se noutro cenário comum na produção tecnológica. A utilização desta tecnologia permite que os objetos no espaço virtual sejam consistentes com o que o utilizador vê no mundo real, criando uma realidade alargada, sem falhas. A OPPO oferece experiências XR, a partir do seu Laboratório XR, onde é utilizado um braço robótico para simular várias posições e ângulos do dispositivo, enaltecendo o objetivo da empresa em utilizar esta técnica automatizada, proporcionando uma maior eficiência para que se possa concentrar na criação de uma melhor experiência de utilizador.
Devido à crescente procura de armazenamento de dados, IA e computação de alto desempenho, a OPPO começou a construir o seu primeiro centro de dados em grande escala, o OPPO AndesBrain (Binhaiwan Bay) IDC, em janeiro de 2020. Graças ao crescente investimento da empresa em IA, este centro de dados fornece um elevado poder de computação para realizar tarefas e desenvolver soluções de IA.
O Laboratório AndesBrain IDC destaca-se pela sua sala de servidores de alta densidade de potência, arrefecida a ar, que utiliza uma solução líder no sector. O centro, por sua vez, inclui uma sala de servidores que apresentam uma solução de arrefecimento por imersão, que melhora a eficiência do centro de dados em 45%, tornando a OPPO uma aliada na criação de centros de dados neutros em termos de carbono. Outro destaque do laboratório é a sua sala de testes móveis baseada na nuvem, concebida para suportar os requisitos de teste de até 1400 dispositivos, simultaneamente. A capacidade de teste baseada na nuvem ajuda a melhorar a compatibilidade de software e aplicações dos produtos OPPO, reduzindo simultaneamente os custos de teste.
A OPPO considera que a Inteligência Artificial é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de dispositivos inteligentes em vários domínios, e pode ser vista nas suas ofertas em smartphones, smartwatches e outros dispositivos inteligentes. Neste sentido, a empresa tem vindo a cultivar as suas capacidades há 20 anos e continuará a dedicar os seus esforços ao desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras, para garantir aos utilizadores de todo o mundo uma experiência de vida inteligente.
Refira-se, a propósito da OPPO, que se trata de uma marca líder em inovação de dispositivos inteligentes. Desde o lançamento do seu primeiro smartphone em 2008, o "Smiley Face", a OPPO tem procurado a melhor sinergia entre o design e a tecnologia, apostando na inovação. Atualmente, a OPPO oferece aos clientes uma vasta gama de dispositivos inteligentes liderados pelas séries Find e Reno. Para além dos dispositivos, a OPPO fornece aos seus utilizadores o sistema operativo ColorOS e serviços de Internet como o OPPO Cloud e o OPPO+. A OPPO opera em mais de 50 países e regiões com mais de 40.000 funcionários focados em proporcionar uma vida melhor aos seus utilizadores em todo o mundo.
LusoGadget
PUB |