O número crescente de visitantes a uma vila com história, Monsaraz, levou a Ervideira a apostar numa Wine Shop, num espaço de referência da vila medieval . No dia em que a empresa alentejana assinalou a inauguração da nova loja, Duarte Leal da Costa, director-geral da Ervideira, assegura que estão em estudo novos projectos para a divulgação da marca.
“É a terceira loja da Ervideira, todas localizadas em pontos turísticos. A primeira na nossa adega (junto a Reguengos de Monsaraz), virada para o enoturismo, a segunda em Évora (cidade Património Mundial) e esta num ponto central de Monsaraz, num edifício com história, e também ela virada para o turista”, explica Duarte Leal da Costa.
Monsaraz registou, recorde-se, um crescimento assinalável em 2014 em termos de visitas turísticas. De acordo com a informação municipal, em 2014, as visitas à Igreja da Misericórdia e às exposições patentes na Igreja de Santiago cresceram significativamente, com 57,3 e 51,6 por cento respetivamente, comparando com o período homólogo.
O director-geral da Ervideira realça que a loja de Monsaraz abre antes de se começar formalmente a iniciativa Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015 e que a aposta passa pela divulgação da marca: “Estamos a estudar novas oportunidades Ervideira Wine Shop. O objectivo é o turista e a divulgação da marca, não procuramos concorrência aos nossos clientes. As nossas lojas servem os turistas e neste caso, de Monsaraz, vai servir a restauração local”.
Região, vinho, identidade…
Nesta loja, Sandra Lagareiro, 32 anos, licenciada em turismo, é a “cara” da Ervideira. Natural de Monsaraz, frequentou o ensino básico na escola local, quando o espaço agora dedicado à wine shop era ainda ocupado pelo ensino público.
Trabalhava antes numa loja de grande retalho. Trabalha agora num espaço que lhe é familiar desde criança e num sector onde contacta diariamente com o turismo, ou seja dando um rumo profissional complementar ao seu percurso académico.