Portugal é o 5º país da União Europeia com maior prevalência de doenças mentais, onde 50% da sua população já teve uma doença mental e 20% sofre atualmente de pelo menos uma doença deste foro. É perante este cenário que o humorista António Raminhos regressa aos palcos com um inovador espectáculo interactivo sobre Saúde Mental: “Não sou eu, é a minha cabeça”.

António Raminhos tem revelado ao longo da sua vida histórias de como é viver com um transtorno obsessivo-compulsivo, contribuindo dessa forma para a desmistificação da doença mental, seja em discurso directo nas entrevistas e podcasts, na temática dos seus espetáculos ou através do seu livro “Somos Todos Estranhos - Até Percebermos que isso é Normal”.

Citando António Raminhos, "Já tive obsessões e medos demasiado estranhos para ficarem apenas comigo! Tinha que os partilhar! A ideia não é que as pessoas possam ficar com os meus medos, mas sim que possamos todos falar sobre eles, até porque tenho a certeza que não sou o único. E quanto mais falarmos de forma leve, mais depressa percebemos que todos têm as suas próprias dúvidas e ânsias."

Em setembro António Raminhos regressa assim aos palcos com um novo espetáculo — “Não sou eu... é a minha cabeça” —, um espetáculo onde o humorista irá partilhar com o público a sua experiência de vida e os problemas relacionados com a sua saúde mental, com leveza e sempre moderada pelo humor. Afinal, “Quem ri seus males espanta”.

Serão 10 datas que arrancam a 19 de setembro e durante três meses o período em que Raminhos vai percorrer Portugal Continental de Norte a Sul:

19 set - Leiria - Teatro Miguel Franco
22 set - Portimão - Auditório do Museu de Portimão
01 out - Sintra - Auditório Municipal António Silva
07 out - Évora - Auditório da Fundação Eugénio de Almeida
15 out - Viana - Auditório do Casino Afifense
20 out - Lisboa - Estúdio Time Out
22 out - Coimbra - Auditório do Conservatório de Música
29 out - Covilhã - Auditório Unidos do Tortosendo
24 nov – Porto - Hard Club - sala 1
25 nov - Braga - Auditório do Altice Fórum Braga

Este roadshow conta com a Multicare como sponsor, seguradora que propõe um programa de seguro com cobertura para despesas com a saúde mental.  

Quanto ao espectáculo propriamente dito, o público deverá preparar-se para para rir, mas também para colocar perguntas, para ouvir as histórias do Raminhos, mas também para contar as suas... mas só se quiser. A preparação deverá acontecer para uma experiência original, sendo que mais do que um espetáculo, António Raminhos irá propor ao público workshop ou palestra, naquele que será um espaço de partilha, uma espécie de grupo de autoajuda, mas onde os problemas ganham a leveza moderada pelo humor.

Pin It