São já mais de 60% os financiamentos da Sonae associados a objetivos de sustentabilidade, nomeadamente linhas de financiamento de médio e longo prazo com enquadramento sustentável no Grupo que superam os mil milhões de euros. No caso da Sonae SGPS, 92% do total de operações de financiamento de médio e longo prazo já são indexadas ao desempenho do Grupo em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), sendo que “as operações estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Sonae e o propósito de criar hoje um amanhã melhor, para todos”, como destaca o próprio Grupo Sonae.

De acordo com informação fornecida pelo Grupo Sonae, este atingiu a meta de ter mais de 60% dos seus financiamentos associados ao desenvolvimento sustentável. Para tal, a Sonae, diretamente e através das suas empresas, completou um conjunto muito significativo de operações de financiamento indexadas ao desempenho em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG).

Como resultado destas iniciativas, o Grupo tem hoje contratualizadas operações de financiamento com enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG Linked” de mais de mil milhões de euros. Este valor representa mais de 60% das linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas consolidadas integralmente pela Sonae, entre linhas utilizadas e disponíveis, sendo que na holding este valor é já de 92% e na MC de 56%.

Sonae paineis solares 02

João Dolores, CFO da Sonae, afirma: “Só nos últimos 12 meses, refinanciámos mais de 900 milhões de euros, com spreads associados a metas ambiciosas para indicadores ESG. Isto só é possível porque na Sonae estamos empenhados em crescer com responsabilidade e não hesitamos em assumir compromissos financeiros que dependem do nosso impacto nas pessoas, nas comunidades e no planeta”.

As operações realizadas estão alinhadas com o compromisso da Sonae em atingir níveis ambiciosos de desempenho ESG e demonstram o reconhecimento da estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo por um conjunto muito alargado de instituições bancárias nacionais e internacionais.

Os acordos celebrados reforçam também a posição de liquidez, aumentam a maturidade média da dívida e reduzem os custos de financiamento. Os spreads destas operações estão indexados ao desempenho das Empresas Sonae na promoção da presença de mulheres em cargos de liderança, à redução das emissões de CO2 e ao aumento da taxa de reciclagem dos resíduos gerados nos centros comerciais.

LusoNotícias
Pin It