O FC Porto não conseguiu melhor do que um empate (1-1) no terreno do Estoril Praia, em jogo da sétima jornada do campeonato da I Liga, uma partida em que o FC Porto começou por surpreender pelo onze escalado por Sérgio Conceição, com apostas em Rodrigo Conceição mas também em Fábio Cardoso, em detrimento de João Mário e Pepe. Do lado do Estoril, Francisco Geraldes foi o motor da equipa canarinha a colocar dentro das quatro linhas a estratégia delineada pelo técnico Nélson Veríssimo.

Uma grande penalidade envolta em polémica, num lance em que Joãozinho toca a bola com o braço quando vários jogadores do FC Porto tinham sido apanhados em posição irregular, com a marcação do pénalti a carecer da demorada revisão por parte do VAR e do árbitro Luís Godinho junto do ecrã de apoio, ditou a possibilidade do FC Porto fazer o golo do empate face ao Estoril Praia com quem jogou este sábado e perante quem estava em desvantagem no marcador desde o minuto 41.

Chamado a marcar o pénalti, o iraniano Taremi não perdoou e garantiu para os pupilos de Sérgio Conceição um ponto dos três que procuravam conquistar, acabando assim os azuis e brancos por protagonizarem nova escorregadela no campeonato, poucos dias depois da copiosa derrota consentida no Dragão perante o Club Brugges por 0-4 em jogo da Liga dos Campeões.

Desta feita na Amoreira, no bem tratado relvado do Estoril Praia, o FC Porto, com um onze titular recheado de novidades e jogadores por norma menos utilizados, revelou-se incapaz de contrariar o agradável futebol do Estoril Praia, equipa que esteve mesmo em vantagem até bem perto do final do jogo, consentindo a igualdade por força de uma grande penalidade que Taremi converteu. Antes, ainda no primeiro tempo, ao minuto 41, havia sido Tiago Gouveia a abrir o marcador com o golo estorilista frente a um campeão nacional que parece não encontrar o caminho da tranquilidade permitido pelos resultados.

Para este jogo, o técnico Sérgio Conceição chamou à titularidade Diogo Costa como guarda-redes, apoiado por uma linha defensiva no mínimo “diferente”, com Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo e Zaidu, ficando de fora João Mário e Pepe, ambos a não terem lugar sequer no lote de suplentes. Pepê, Uribe, Eustáquio e André Franco ocuparam o meio-campo, e na frente, com a missão mais ofensiva Evanilson e Taremi. De fora, em comparação com a equipa que perdera frente ao Club Brugge ficavam Otávio, uma vez mais lesionado e a cargo da departamento médico dos dragões, e Galeno, médio que neste jogo começou a partida no banco.

Do lado do Estoril Praia, o técnico Nelson Veríssimo escalou um “onze” com Dani Figueira entre os postes, atrás do quarteto defensivo formado por Tiago Santos, Bernardo Vital, Pedro Álvaro e Joãozinho, três médios — Ndiaye, Francisco Geraldes e João Carvalho — e três homens mais adiantados — Tiago Gouveia, Erison e Rodrigo Martins —, aqui com os alas a recuar no terreno e a fecharem os corredores quando se tornou necessário defender a maior pressão do adversário.

Francisco Geraldes viria a ser o homem mais influente no jogo, revelando-se o verdadeiro motor da estratégia do Estoril Praia que esteve mesmo à beira de se revelar vencedora. Certo é que o empate resulta numa espécia de triunfo para a equipa da casa, e ao invés, um desaire para a equipa de Sérgio Conceição que voltou a escorregar, tendo o técnico do FC Porto optado pelo silêncio depois do jogo, uma estratégia que já tinha adoptado antes quando deixou por fazer a antevisão desta partida.

Com o futebol da I Liga a parar agora por via dos compromissos da Selecção de Portugal que irá competir na Liga das Nações, o FC Porto, que poderá terminar a presente jornada a cinco pontos do Benfica e a três do Sporting de Braga, só voltará agora à competição no próximo dia 30 do presente mês de Setembro, no Estádio do Dragão, quando aí terá que receber exactamente o Sporting de Braga, segundo classificado na presente I Liga. Já o Estoril Praia jogará por essa altura, no dia 1 de Outubro, em terras transmontanas, no terreno do Desportivo de Chaves, também em jogo da oitava jornada do campeonato.

Jorge Reis / Luís Moreira Duarte (fotos)
Pin It