Já depois de conhecer nova derrota do rival Benfica, consentida este sábado pelos encarnados no terreno do Desportivo de Chaves, tal como já aqui demos conta, o FC Porto venceu no seu reduto, no Estádio do Dragão a turma do Santa Clara, último classificado do campeonato da I Liga, por um tangencial 2-1, num jogo em que os dragões estiveram sempre por cima mas sem conseguirem reflectir no resultado uma diferença mais expressiva entre os dois conjuntos.

Depois de dois golos do conjunto azul e branco, aos 34' e aos 80' minutos, respectivamente por Uribe, na transformação e uma grande penalidade, e mais tarde por Dany Namaso, o conjunto visitante do Santa Clara ainda conseguiu o seu golo, num lance ao minuto 90'+02' pelo japonês Tagawa, depois de uma boa combinação com Grabriel Silva que assinou um excelente lance individual.

230414 FCP SantaClara 01

230414 FCP SantaClara 02

Certo é que o Santa Clara acreditou até ao final que poderia surpreender o FC Porto e conseguiu mesmo bagter o guarda-redes Diogo Costa, mas o FC Porto não deixou, apesar disso, de somar os três pontos referentes à vitória, merecidos pela equipa da casa que foi clarmente superiora ao Santa Clara apesar de todo o querer deste conjunto. O FC Porto, que entrara para este jogo consciente de que poderia terminar a partida com apenas quatro pontos de atraso para o líder Benfica, que perdera frente ao Desportivo de Chaves, não perdeu a oportunidade de dar maior emoção ao campeonato da I Liga, isto se nos pensarmos que os três primeiros classificados estão agora separados por apenas seis pontos, encontrando-se o Benfica com 71 pontos, seguido do FC Porto com 67 pontos e do Sporting de Braga que poderá ficar amanhã, domingo, com 65 pontos caso vença em Braga a turma do Gil Vicente. Já o Sporting partiu para esta jornada a cinco pontos do Sporting de Braga, mas terá que conquistar os três pontos amanhã no jogo que terá que realizar no Estádio de Alvalade na recepção ao Arouca.

Sobre o jogo do FC Porto, Sérgio Conceição escalou para esta partida um onze formado por Diogo Costa; Manafá, Pepe, Marcano e Wendell; Uribe e Eustáquio; Pepê, Otávio e Galeno e ainda Toni Martínez na frente de ataque, perante um Santa Clara em que o técnico Accioli escalou a sua equipa com Gabriel Batista; Sagna, Ygor Nogueira, Boateng e MT; Costinha, Bruno Jordão e Adriano; Ricardinho, Matheus Babi e Allano.

230414 FCP SantaClara 03

230414 FCP SantaClara 04

Naturalmente, os golos surgiram para o lado do FC Porto que ao minuto 80 consolidava a vitória com o segundo golo da partida, por Namaso. Só que o Santa Clara não baixou os braços e já com a equipa refrescada por algumas substituições, após as entradas de Stevanovic e Diogo Calila, e mais tarde de Tagawa e Gabriel Silva, acabaram por ser estes dois elementos que construíram o golo do Santa Clara na fase final do jogo quando se poderia pensar que o resultdo estava feito.

O FC prto venceu com justiça frente ao “lanterna vermelha” Santa Clara, mas ficou evidente que o jogo dos dragões também não foi propriamente tranquilo, porventura porque os jogadores sabiam da responsabilidade de não poderem facilitar e isso terá impedido um jogo mais natural e tranquilo. A vitória sorriu aos pupilos de Sérgio Conceição, este pôde fazer a roda com os seus jogadores no relvado do Dragão, e o Santa Clara, com mais esta derrota, terá assinado a sentenção para a sua descida de escalão, mas ficou ainda assim claro que o presente campeonato está çonge de estar decidido, não só porque o Benfica tem quatro pontos de avanço numa altura em que atravessa uma enorme crise de confiança, mas também porque o FC Porto não consegue disfarçar algum nervosismo perante tamanha responsabilidade em cada um dos seis jogos que terá pela frente onde só a vitória lhes interessa.

230414 FCP SantaClara 05

230414 FCP SantaClara 06

Já na próxima jornada, o FC Porto desloca-se ao terreno do Paços de Ferreira, equipa que precisa de pontuar para procurar ainda alcançar o Marítimo e conseguiu pelo menos um lugar que lhe permita discutir o play-off para evitar a descida de divisão. Já o Santa Clara, cada vez mais condenado, vai receber o Desportivo de Chavez que nesta jornada conseguiu a vitória tangencial por 1-0 sobre o Benfica. E por falar em Benfica, os encarnados terão que receber em casa, no Estádio da Luz, a turma do Estoril Praia, partida a que, naturalmente, o LusoNotícias estará atento e sobre as quais aqui traremos todos os detalhes e as consequências dos respectivos resultados.

Uma nota final na equipa do FC Porto para o luso-canadiano Eustáquio, jogador dos dragões que ao minuto 56' deu o seu lugar a Evanilson, altura em que o técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, terá tomado conhecimento do falecimento da mãe do jogador, uma notícia que o internacional canadiano só soube no final do jogo, depois de ter sido poupado pelo treinador em face do que tinha acontecido. Naturalmente que ao grupo de trabalho do FC Porto e em particular ao médio ofensivo Steven Eustáquio, a equipa do LusoNotícias apresenta as mais sinceras condolências neste momento de pesar.

230414 FCP SantaClara 07

texto: Jorge Reis
fotos: ©Twitter
Pin It