O Estádio do Algarve recebeu este sábado mais um jogo de pré-temporada, desta feita entre o FC Porto e os galeses do Cardiff, equipa que apesar de ser de Gales disputa o Championship britânico. O objectivo, mais do que o resultado, era para ambas as equipas dar continuidade do trabalho de pré-temporada, mas em termos práticos o nível sem dúvida mais elevado da turma portista acabou por explicar em absoluto o resultado final, uma goleada dos dragões por 4-0 com dois golos de Toni Martinez, um golo de Taremi (de grande penalidade) e o quarto golo apontado por Fran Navarro, jogador recém-contratado pelo FC Porto que dificilmente poderia querer mais do que um golo no seu primeiro jogo com a camisola dos dragões.
Como onze titular, Sérgio Conceição apresentou Diogo Costa na baliza, Zaidu, Marcano, Pepe e Pepê na linha defensiva, Grujic e Romário Baró na linha média, ainda Galeno e André Franco, e uma dupla mais ofensiva formada por Taremi e Toni Martínez. Já do lado do Cardiff alinharam de início Allsop, Perry NG, Mcguinness, Goutas, O'Dowda, Wintle, Ralls, Ojo, Robinson, Grant e Ugbo., num jogo quase sempre dominado pelo FC Porto que raramente permitiu grandes liberdades ao conjunto galês. Ainda assim, quando conseguiram criar perigo, os jogadores do Cardiff encontraram a oposição magistral de Diogo Costo, ele que assinou duas intervenções de grande nível negando golos cantados para a turma galesa.
Já do lado do FC Porto, as oportunidades foram-se sucedendo naturalmente, com Toni Martinez a inaugurar o marcador bem cedo no jogo, logo aos 16 minutos, voltando a marcar no encerramento do primeiro tempo, ao minuto 45'+02'. Para o arranque do segundo tempo Sérgio Conceição fez entrar na equipa do FC Porto Otávio e Eustáquio, para as saídas de Grujic e André Franco. O Cardiff ainda enviou uma bola à trave da baliza de Diogo Costa, mas nem por isso o domínio do jogo deixava de ser do FC Porto, acabando esta por fazer mesmo o terceiro golo ao minuto 50, quando Taremi bateu uma grande penalidade assinalada pelo VAR depois de Ryan ter cortado a trajectória da bola com o braço dentro da grande área.
A vencer por três golos, o FC Porto biaxou ligeiramente o ritmo do jogo frente a um adversário que raramente conseguiu assustar o sector defensivo portista. Ao minuto 63, aliás, o FC Porto chegou mesmo a colocar a bola dentro da baliza do Cardiff para o que poderia ter sido o 4-0, um golo que entretanto foi anulado depois do árbitro ter sido chamado à atenção pelo VAR para uma falta de Toni Martinez que invalidou o golo de Galeno. O quarto golo acabou no entanto por chegar mesmo para o FC Porto, ao minuto 77, quando Fran Navarro, que entretanto havia entrado no jogo tal como Bernardo Folha, Fábio Cardoso, Namaso e Gonçalo Borges, aproveitou um erro de um defensor do Cardiff num atraso que ficou curto e permitiu a Navarro a antecipação para ficar com a bola e, isolado perante o guarda-redes, bater para o 4-0.
Estava assim fechado o resultado num jogo em que o FC Porto foi claramente superior perante o Cardiff, mas onde ficou igualmente claro que Sérgio Conceição ainda procura dar tempo de jogo aos seus jogadores no sentido de encontrar a melhor equipa para o arranque do campeonato que, recorde-se, começará para os dragões no jogo da Supertaça frente ao Benfica na primeira semana de Agosto.