O FC Porto empatou este sábado (1-1) no jogo de apresentação do plantel para a temporada 2023-2024 aos seus sócios e adeptos no Estádio do Dragão, frente ao conjunto espanhol do Rayo Vallecano, uma partida em que ficou claro que há ainda muito trabalho para o técnico Sérgio Conceição conseguir afinar a sua equipa, isto apesar da turma espanhola também não ter estado particularmente bem.
Até bem perto do final nenhuma das equipas chegou ao golo e os dragões falharam mesmo uma grande penalidade que Taremi, ao minuto 56', depois de uma falta cometida sobre Zaidu. Chamado a cobrar o castigo máximo, o avançado iraniano denunciou a forma como ia bater o castigo máximo e o guarda-redes do Rayo, Dimitrievski, adivinhou o lado escolhido para o remate e defendeu, mantendo a igualdade sem golos.
Nico Gonzalez apresentado no Dragão
Num jogo que teve o aliciante de ter sido apresentado o mais recente reforço dos dragões, o espanhol Nico Gonzalez, contratado ao Barcelona, e indo ao início da partida, será importante olhar para a forma como as duas equipas se apresentaram em campo, com Sérgio Conceição a apresentar Cláudio Ramos na baliza — Diogo Costa ficou de fora “por precaução” —, ainda Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu como quarteto defensivo, Otávio e Eustáquio na linha média com Grujic e Galeno nos corredores, e na frente Taremi e Toni Martínez.
Ainda sobre Nico Gonzalez, o médio espanhol de 21 anos, comprado ao Barcelona por 8,4 milhões de euros, fica com contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Barcelona ficou ainda com uma opção de recompra dos direitos do jogador por 30 milhões de euros, até junho de 2025, e 40% da mais-valia de uma futura transferência.
Já do lado do Rayo Vallecano, o técnico Francisco Rodriguez apresentou Dimitrievski na baliza, Espino, Aridane, Lejeune e Balliu na linha mais defensiva, ainda Unai López e Pathé Ciss no “miolo”, um trio nas costas do ponta-de-lança formado por Bébé, Trejo (cap.) e Isi Palazón, e Nteka como o elemento mais adiantado. a fazer a diferença nesta equipa do Rayo esteve Álvaro Garcia, ele que entrou no segundo tempo e que fez o primeiro golo da partida, ao minuto 82', colocando o conjunto espanhol em vantagem.
Deste conjunto, o guarda-redes internacional pela Macedónia do Norte acabou por ser o elemento em maior destaque, não apenas pelas boas defesas que fez impedindo os golos ao FC Porto, nomeadamente ao travar a grande penalidade batida por Taremi, mas também pela forma como acabou por ser mal batido no golo do FC Porto, já nos minutos de compensação, apontado por Dany Namaso, aos 90'+09', num lance em que o guarda-redes saiu em falso falhando por completo o momento de interseção da bola e permitindo o empate para os dragões.
Romário Baró quer agarrar um lugar
Nota positiva, na equipa do FC Porto, para o jovem Romário Baró, que mostrou que está disposto a agarrar uma oportunidade para se fixar na equipa titular de Sérgio Conceição, ele que esteve determinante até na forma como fez a assistência para o golo de Namaso quando tudo parecia indicar que o FC Porto iria terminar o jogo de apresentação aos seus sócios e adeptos com uma derrota frente ao adversário espanhol.
O FC Porto volta agora a jogar, já bem mais a sério, no próximo dia 9 de Agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, quando irá discutir a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica.