Vindo de uma vitória em jogo da Liga Europa na Noruega, frente ao Rosenborg, por 2-0, o Sporting garantiu este domingo um importante triunfo frente ao Belenenses, também por 2-0, em jogo da 11ª jornada da I Liga, os “azuis” que garantiram na última jornada uma vitória perante o Paços de Ferreira fruto de um único golo.

A necessidade de vencer para os “leões” era facilmente explicável, não só pela importância da conquista dos três pontos para não se atrasar na corrida ainda pelo sonho do título, mas também para permitir níveis de tranquilidade em redor da equipa de futebol às ordens de Jorge Silas mais recomendáveis. As coisas nem começaram bem para o conjunto “leonino”, mas no final valeu os dois golos de Vietto para permitir uma vitória afinal merecida para o conjunto de Alvalade.

Na primeira parte observámos um Sporting pouco (para não dizer nada) criativo ofensivamente, que tentava criar jogadas a partir de passes longos que acabavam muitos deles intercetados pela equipa do Belenenses, ou até mesmo falhados, com a bola a sair pelas linhas laterais ou na linha de fundo.

01LM4667

01LM4750

01LM5039

Em alguns lances houve pontualmente algum perigo para a baliza do Belenenses, nomeadamente a partir de um ou outro pontapé livre batido por Bruno Fernandes. Para além disso, tivemos um Belenenses a dominar na posse de bola perante um Sporting com mais remates que o Belenenses (6-3), mas com a turma visitante mais assertiva, a conseguir dois remates à baliza de Renan Ribeiro, frente a um conjunto do Sporting que apenas por uma vez visou a baliza contrária.

Ao longo do primeiro tempo, o árbitro Manuel Oliveira mostrou três cartões amarelos, aos 21' para o jovem “leão” Rodrigo Fernandes, aos 40' para Tomás Ribeiro, do Belenenses, e aos 42' para Coates, terminando a primeira parte com o “nulo” a prevalecer num jogo pouco emotivo em que o Sporting esteve claramente abaixo do que era pretendido pelos seus adeptos, motivo pelo qual a equipa de Jorge Silas deixou o relvado debaixo de um coro de assobios.

Sporting muda tudo (ou quase) para melhor na segunda parte

O Sporting começa a segunda parte com a saída de Rodrigo Fernandes para a entrada de Doumbia, garantindo a turma de Alvalade a partir daí uma prestação com mais força ofensiva, criando mais situações de perigo para a baliza do Belenenses. Ainda assim,  os “azuis” não perderam a força nem a iniciativa e continuaram a tentar chegar ao golo. De algum modo, o que manteve a sua força desde o inicio da primeira parte foi a presença contínua dos assobios dos adeptos sportinguistas que jamais deixaram de reclamar com a fraca exibição do seu clube na primeira parte e com a arbitragem de Manuel Oliveira por permitir aqui e ali alguma perda de tempo por parte dos jogadores do Belenenses.

Certo é que com o decorrer da segunda parte passámos a ter um Sporting com mais posse de bola e a criar mais oportunidades, ao mesmo tempo que era possível ver do outro lado um Belenenses mais intranquilo, cometendo falhas nas marcações, falhas nos passes e também erros disciplinares, tendo assim recebido a turma azul dois cartões seguidos, para Robinho e Licá.

01LM4967

01LM5085

01LM5094

Ambos os treinadores procuraram assim mexer no jogo, com Silas a trocar no Sporting Eduardo por Luiz Phellype, respondendo Pedro Ribeiro, no Belenenses, com a saída de Robinho, já “amarelado”, para a chamada de Kikas ao jogo. Assistíamos por esta altura a uma segunda parte em que se inverteram os papéis, aparecendo o Sporting com a maior percentagem na posse de bola e o maior número de oportunidades.

Acabou por ser sobre esta melhoria do Sporting que a turma de Alvalade chegou ao golo, por Luciano Vietto, ao minuto 74', apos cruzamento de Bolasie para Luiz Phellype, com este a rematar contra o guarda-redes do Belenenses e Vietto, bem colocado no local certo, na recarga, a fazer o 1-0 para os “Leões”.

Ainda os adeptos do Sporting estariam a festejar o primeiro golo e eis que Vietto conseguia mesmo fazer novo golo, na resposta a mais um ótimo passe de Bolasie que acaba sacudido pelas mãos do guarda-redes do Belenenses. A bola voltou a ressaltar para os pés de Luciano Vietto e o argentino não perdoou, assinando o 2-0 aos 80 minutos de jogo.

01LM5126

01LM5143

01LM5159

Até ao final do jogo, Vietto ainda teve mais duas oportunidades de aumentar a contagem mas o resultado não voltaria a sofrer alterações, acabando o Sporting por garantir os três pontos devido a uma vitória afinal merecida, nomeadamente pelo que a equipa de Jorge Silas construíu no segundo tempo. Luciano Vietto recebeu o titulo mais que merecido de “homem do jogo”, ele que apontou os dois unicos golos da partida, com o Sporting a garantir a segunda vitória consecutiva na Liga NOS, mantendo-se no quarto lugar da tabela a quatro pontos do terceiro classificado, o Famalicão.

Quanto ao Belenenses, e depois desta derrota averbada em Alvalade, encontra-se no 15º posto na tabela da I Liga com apenas 11 pontos, restando a consolação de que mostrou na primeira metade deste jogo que tem futebol para conseguir mais... e melhor.

texto: Diogo Reis
fotos: Luís Moreira

01LM4735

01LM5470

01LM5104

01LM5575

Pin It