Viktor Gyokeres foi este domingo o homem do jogo na vitória do Sporting em Alvalade frente ao Moreirense, em partida da quinta jornada do campeonato da I Liga que os leões venceram por 3-0 com o sueco a marcar o segundo golo da turma leonina. Depois de um primeiro tempo com o Moreirense a conseguir segurar o ataque da equipa da casa e a tentar mesmo equilibrar o jogo, o segundo tempo trouxe para o jogo um Sporting ainda mais determinado e os golos apareceram. Hujlmand abriu a contagem ao minuto 55', Gyokeres voltou a marcar seis minutos depois, e Diomande, ao minuto 90'+05', assinaram o resultado, num jogo em que Ruben Amorim cumpriu o que prometeu, fez rodar a equipa e começou a recepção ao Moreirense com Paulinho no banco de suplentes.
Apesar do resultado final, não se pense que o Moreirense foi uma equipa fácil porque, embora naturalmente mais defensiva, a turma de Moreira de Cónegos procurou sempre responder a preceito, conseguiu levar o jogo para o intervalo com um empate sem golos, e só na etapa complementar o Sporting conseguiu desbloquear a partida, com o primeiro golo do jogo ao minuto 55', depois de várias oportunidades de golo até ali incluindo duas bolas nos postes da baliza dos cónegos.
Por aquela altura o golo apareceu mesmo com um remate de fora da área, forte e colocado, de Huljmand, ele que conseguiu finalmente faturar de verde e branco vestido, e que com Morita fez uma excelente dupla de médios na turma leonina a construir mas também a tentar (e a conseguir) finalizar.
Paulinho no banco de suplentes
À partida para este jogo, porém, a nota de destaque aparecia na constituição da equipa do Sporting, com o técnico Ruben Amorim a deixar Paulinho no banco, curiosamente no primeiro jogo depois do selecionador de Portugal, Roberto Martinez, ter deixado Paulinho fora dos caonvocados e ter merecido críticas por parte dos adeptos leoninos. A verdade é que Paulinho ficou acabou fora do onze inicial de Amorim que, indiretamente e certamente sem o querer fazer, acabou por permitir algum “conforto” para as opções de Martinez.
O Sporting acabou assim por entrar em campo com Adám entre os postes, Gonçalo Inácio Coates e Diomandé como trio de centrais, Ricardo Esgaio, Morita, Hujlmand e Nuno Santos no meio do terreno e um trio mais ofensivo com Pote e Edwards no apoio direto a Gyokeres. Do outro lado, o Moreirense surgiu em campo com Kewin Silva na baliza, ainda Fabiano, Maracás, Marcelo e Frimpong na linha defensiva, com Pedro Amador a descer para o meio dos centrais para formar uma linha de cinco defesas quando foi necessário, ainda Gonçalo Franco e Lawrence Ofori na transição para a frente nos momentos em que a equipa teve posse de bola, aparecendo aí Alanzinho e Camacho nas costas do avançado André Luís.
Esquemas tácticos à parte, o jogo começou com os adeptos do Sporting a criticarem o árbitro Manuel Oliveira que, logo ao quarto minuto, montrou um primeiro cartão amarelo para Gonçalo Inácio depois de uma entrada do central leonino sobre Camacho. Mais criticaram ainda quando pouco depois, pelo menos por duas vezes os cónegos apostaram em entradas duras sobre jogadores leoninos e não foram merecedores da mesma punição disciplinar. Ao minuto 7' Alvalade tremeu, com um remate de André Luís a levar a bola ao poste da baliza de Adám, ficando ali um sinal que o Moreirense não iria facilitar a pretensão leonina de conquistar os três pontos.
A verdade é que o Sporting acabou por enviar a bola aos postes da baliza de Kewin Silva em duas vezes, primeiro num lance em que Morita teve o golo nos seus pés por duas vezes e não o conseguiu concretizar, com a bola a encontrar o poste pela frente e depois a ser defendida pelo guarda-redes do Moreirense, e mais tarde em resultado de um remate forte e colocado de Hujlmand que era claramente merecedor de melhor sorte.
Pelo meio, à passagem do minuto 20 as críticas relativas ao árbitro Manuel Oliveira acalmaram, fruto de um cartão amarelo bem exibido a Maracás por falta cometida sobre Gyokeres, a primeira de nove faltas sobre o jogador sueco que faria dele o homem mais visado pelo jogo faltoso da equipa visitante.
Galo anulado a Esgaio por... cinco centímetros
À passagem da meia hora do jogo, o primeiro momento de festa em Alvalade, com um golo num lance concluído por Esgaio que viria no entanto a ser anulado por intervenção do VAR Tiago Martins, que com as linhas traçadas pela tecnologia à sua disposição assinalou um fora de jogo por cinco centímetros no momento do passe de Morita.
O público de Alvalade não pôde prosseguir a celebração, mas ficou clara a vontade de celebrar os golos, algo que pôde ser feito a sério na segunda metade do jogo, desde logo ao minuto 55' com o golo que Hujlmand finalmente assinou de forma efectiva, com um remate forte e assertivo. Seis minutos depois, Nuno Santos foi à linha de fundo, cruzou para o frente da baliza e encontrou Gyokeres que, com um cabeceamento perfeito, de cima para baixo, atirou a bola para o fundo da baliza de Kevin Silva que não se conseguiu opôr ao golo sportiguista.
Ruben Amorim apostou então em Paulinho, Matheus Reis e Geny Catamo, por troca com Edwards, Nuno Santos e Ricardo Esgaio, passando a ser Geny Catamo a ser o lateral mais agitador pelo lado direito, quando antes era Nuno Santos que vinha agitando o jogo pelo corredor esquerdo.
Ao minuto 83' ainda houve tempo para as entradas de Daniel Bragança e Trincão para os lugares de Hujlmand e Pote, mantendo o Sporting o seu fio de jogo perante um Moreirense que acabaria por sair de Alvalade de cabeça erguida, mesmo depois de sofrer um terceiro golo nos minutos de compensação apontado por Diomande.
Do lado do Moreirense foram utilizados também neste jogo Wallisson, Madson, Pedro Aparício, Antonisse e Ruben Ismael.
Destaques para Gyokeres, Hujlmand e... Morita!
Gyokeres viria a ser nomeado como “Homem do Jogo”, isto numa partida em que também jogadores como Hujlmand, Nuno Santos e Morita estiveram em destaque, acabando o jogador japonês por ser, quando a nós, o jogador mais influente na manobra global da equipa sportinguista.
Com esta vitória o Sporting volta a subir à liderança do campeonato, em igualdade de pontos com o FC Porto, duas equipas a que se pode juntar ainda o Boavista se vencer esta segunda-feira o jogo que irá fechar a quinta jornada, no Estádio do Bessa frente ao Desportivo de Chaves.
O Sporting aponta agora baterias à Liga Europa, competição para a qual irá entrar em campo já na próxima quinta-feira frente aos austríacos do Sturm Graz no terreno da formação da Estíria. Já o Moreirense terá como próximo adversário no calendário da I Liga, sábado, 23 de Setembro, o Farense, equipa que provocou uma das surpresas desta quinta jornada ao vencer o Sporting de Braga por um claro 3-1.