bragale lgA derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa revelou-se de sabor particularmente amargo para o futebol português, que perdeu o seu único representante na prova .

Se, por um lado, Benfica e FC Porto confirmaram a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, sem caírem para a segunda competição da UEFA, já o Sporting, para quem à partida para os jogos desta semana tinha como possibilidade "cair" para a Liga Europa, teve uma queda maior, directamente para fora das provas europeias. Depois, em relação ao Sporting de Braga, que estava já na Liga Europa e poderia continuar, acabou por falhar o acesso aos 16 avos de final.

Os bracarenses foram eliminados na sequência da derrota caseira (2-4) frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, equipa orientada pelo português e ex-técnico minhoto Paulo Fonseca que, com este triunfo, garantiu o pleno de triunfos na fase de grupos da competição, tendo vencido todos os seus seis jogos e conquistado os respetivos 18 pontos. O Shakhtar, aliás, foi a única equipa a conseguir tal feito na presente edição da prova.

O afastamento do emblema minhoto da Liga Europa, porém, só ficou confirmado depois do apito final no Municipal de Braga, isto porque, no outro jogo da última jornada do grupo H, os belgas do Gent, que chegaram a lançar suspeições relativamente ao facto de o Sporting de Braga ter que defrontar uma equipa orientada pelo seu anterior técnico, acabaram por serem eles a carimbar a passagem aos 16 avos já no período de descontos, e depois do final do jogo em Braga, quando Kalifa Coulibaly fez o único golo da partida frente ao Konyaspor, da Turquia.

Com esta conjugação de resultados, o Sporting de Braga não conseguiu mais que a terceira posição do grupo, com 6 pontos, menos dois que o Gent, apurando-se esta formação belga para a fase seguinte da prova. Já o Konyaspor ficou com o último posto, depois de amealhar apenas um ponto.

Gonçalo Santos

Pin It