O Sporting consentiu esta quarta-feira uma derrota tangencial no relvado de Alvalade na recepção do Barcelona, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Liga dos Campeões da UEFA . Coates, ao minuto 50, numa discussão pela posse de bola com Suárez depois de um livre batido por Messi, foi infeliz e acabou trair Rui Patrício, fazendo o autogolo que ditou a derrota dos "leões" neste jogo da milionária Liga dos Campeões.
Com Battaglia a jogar na posição seis dividindo com Coates a marcação ao "baixinho” Leonel Messi, e William Carvalho a aparecer mais adiantado ao jeito de um oito nas costas de Bruno Fernandes e Doumbia, o técnico Jorge Jesus escalou um "onze" titular em que surgiram ainda Rui Patrício entre os postes, Fábio Coentrão e Piccini como laterais, Mathieu ao lado de Coates a assinar neste jogo uma exibição sem mácula revelando-se porventura o melhor homem em campo, e ainda Acuña e Gelson Martins como médios mais encostados às laterais fletindo para as zonas interiores sempre que necessário.
Ao minuto 10' um lance de bola parada a cargo do suspeito do costume, Leo Messi, ainda permitiu um calafrio aos adeptos do Sporting que viram a bola passar bem junto do poste da baliza à guarda de Rui Patrício. Contudo, com o passar dos minutos ficou clara a capacidade do Sporting em equilibrar os acontecimentos, com Gelson Martins sempre a procurar tirar aqui e ali algum coelho da cartola, e Bruno Fernandes a testar sempre que pôde o seu pontapé de meia-distância.
O Barcelona foi tendo sempre mais posse de bola, tirou partido de algumas decisões do árbitro que aqui e ali foi mantendo o campo ligeiramente inclinado a favor da turma visitante, respondendo o Sporting com uma organização defensiva irrepreensível e o sempre inconformado Bruno Fernandes a tentar bater Der Stegen com remates bem colocados.
Ao minuto 50, na sequência de um lance de bola parada, Coates foi infeliz já que a bola bateu no seu corpo acabando por trair Rui Patrício, mas também é verdade que ao minuto 70 um lance de Bas Dost, que entretanto entrara ainda no primeiro tempo para o lugar do lesionado Doumbia, poderia ter permitido o golo do empate.
O avançado holandês recebeu a bola à entrada da grande-área do Barcelona, mas ao invés de tentar a sua sorte com um remate para o golo, numa posição que lhe era favorável, quis assistir Bruno Fernandes que acabou por ficar com Der Stegen pela frente a impedir o golo dos "leões".
O Barcelona acabou assim por somar mais três pontos nesta edição da Liga dos Campeões, liderando o Grupo D com seis pontos, aparecendo o Sporting na segunda posição do grupo, lado a lado com a Juventus, ambos com três pontos.
Os "leões” terão agora que jogar já nos dois próximos jogo frente à Juve, primeiro em Turim e depois uma vez mais em Alvalade. Neste grupo, e depois da vitória do Manchester United esta quarta-feira sobre o Olympiacos por 2-0, é o conjunto inglês que lidera com seis pontos, surgindo a turma grega no último posto, ainda sem qualquer ponto conquistado.
Última nota para dois episódios registados durante o segundo tempo, o primeiro dos quais no momento em que um adepto resolveu invadir o relvado pacificamente para ir até junto de Leo Messi ajoelhar-se e beijar-lhe as chuteiras. Messi não reagiu, e o adepto acaboupor ser escoltado por um steward até fora das quatro linhas e para foram do estádio.
O outro momento digno de registo aconteceu ao minuto 80 quando Iniesta sai das quatro linhas para dar o seu lugar a Paulinho, com os adeptos do Sporting a aplaudirem de pé o médio catalão, sem dúvida também ele um "extraterrestre" no seio do plantel deste Barcelona.
A turma de Alvalade acabou assim por averbar uma derrota, mas saindo de cabeça erguida das quatro linhas, aplaudida pelo adeptos que ficaram agradados pela forma como o conjunto leonino se bateu frente ao poderoso Barça.
O próximo jogo do Sporting acontece já no próximo domingo uma vez mais no Estádio José Alvalade XXI, onde a turma de Jorge Jesus terá pela frente o rival FC Porto, actual líder do campeonato da I Liga.
texto: Jorge Reis
fotos: Luís Moreira Duarte