O Parque Tejo Trancão começou a receber esta sexta-feira um evento muito aguardado pelos estudantes de todo o país, em particular da capital, a Semana Académica de Lisboa (SAL), festival de música para universitários organizado pela Associação Académica de Lisboa que, com espectáculos agendados para dois fins-de-semana, que promete um cartaz que seja capaz de estar altura das expectativas.

No arranque, contudo, este evento não começou com o pé direito, ou não estivéssemos perante um festival de algum modo ligado ao estado do ensino em Portugal. O primeiro concerto estava marcado para as 17:30h, mas as portas do recinto só foram abertas para o público já depois das 20h00, e ainda assim com alguns problemas dentro do espaço do festival e nos bastidores.

O DJ Vodzy, que deveria permitir a abertura do palco ainda com a luz do dia bem presente, anunciou através do seu Instagram a alteração do horário da atuação, que passaria a ser então entre as 20h00 e as 20h45, mas só por volta das 21 horas começou a animar a plateia onde poucas dezenas de pessoas tinham conseguido entrar até então.

Como se isso não bastasse, a atuação das duas Tunas académicas, a “Arquitectuna”, da Faculdade de Arquitetura (FAUL), e a “Fortuna”, da Nova SBE, infelizmente não chegou a acontecer, ficando por esclarecer se esses espetáculos foram cancelados ou adiados, mas o que é certo é que, num festival académico, faz falta a presença das Tunas.

Os percalços do arranque deste festival acabaram por ser superados mais tarde, permitindo finalmente que a animação entrasse nos eixos, ainda que algum tempo de atraso face ao que estava agendado. MC Kekel acabou assim por poder cantar os seus maiores sucessos e vários outros hits de funk, como “Ta OK”, de Kevin O Chris e Dennis DJ, ao som do qual fez a famosa dancinha do TikTok.

O cantor até desceu do palco e foi dançar mais perto dos fãs, levando o público numa plateia por fim já mais bem bem composta à tão desejada animação próxima da loucura e bem mais apropriada, afinal, de uma semana académica.

ProfJam aqueceu o palco acompanhado pelos seus “incríveis” bailarinos, como o próprio os descreveu e é de se concordar. Para além de um grande concerto, ProfJam proporcionou um espectáculo emocionante de dança contemporânea, no qual o próprio cantor participou em alguns passos. Ouvimos desde “Tou Bem” e “Água de Coco”, sucessos de um álbum mais antigo, até “Dakar” e “Cabaret”, temas mais recentes, todos cantados em coro com o público.

Trazendo mais um pouco do ritmo do Brasil, tivemos ainda em palco Kevinho junto de duas dançarinas cheias de energia. O tão aguardado concerto cumpriu o que dele se esperava e fez a plateia dançar sem parar. O artista fez ainda subir novamente ao palco MC Kekel para cantarem juntos a sua colaboração “O Bebê”, um hit que já tem sabor de nostalgia.

Para acabar a noite em grande, Deejay Kamala encerrou o primeiro dia da SAL em grande animação. O seu ritmo cativante fez a plateia dançar pela madrugada dentro e deixou a fasquia elevada para os próximos dias. Afinal, a Semana Académica de Lisboa ainda agora começou!

O programa da SAL2023 prossegue este sábado, com nomes como Bisbo, Yasmine, Papillon, Giulia Be e Rich & Mendes, regressando depois, uma vez mais ao Parque Tejo Trancão, nos próximos dias 28, 29 e 30, com nomes em palco sem dúvida aliciantes como Kevin O Chris, Quim Barreiros, Toy, La Cuarta Cuerda, Karetus e Padre Guilherme na quinta-feira, ainda Kura, MC Livinho, Calema, Pegadinha e Anselmo Ralph agendados para sexta-feira, e para fechar a SAL as actuações de D.A.M.A., Hybrid Theory, Irma e D'zrt.

reportagem:
Ana Júlia Santos
Diogo Faria Reis (fotos)
Pin It