O selecionador Roberto Martínez divulgou esta segunda-feira a lista de convocados de Portugal para os compromissos do próximo mês de Junho, com Bósnia-Herzegovina e a Islândia, dois jogos do Grupo J da fase de qualificação para o Euro'2024, o primeiro dos quais no Estádio da Luz, em Lisboa, e o segundo na Islândia. A grande surpresa da convocatória foi a chamada do defesa do Wolverhampton, Toti Gomes, lateral esquerdo que Martinez disse que irá ser utilizado no contexto de defesa central.

Nascido na Guiné-Bissau, Toti Gomes, de 24 anos, surge assim como uma estreia completa na Seleção Nacional, isto depois de ter cumprido 17 jogos na edição 2022/23 da Premier League pelos Wolves. O próprio jogador, em Inglaterra, admitiu que sentiu uma enorme surpresa com esta chamada, para um lote de jogadores onde irão estar Nélson Semedo, igualmente do Wolverhampton, Renato Sanches, do Paris Saint-Germain, e Ricardo Horta, do Braga, que assim regressam aos trabalhos da Turma das Quinas.

Em sentido contrário, ficaram desta feita de fora do lote de convocados Nuno Mendes, lesionado, ainda João Mário, que renunciou à Seleção, bem assim como Diogo Leite e Matheus Nunes, estes por opção de Roberto Martinez. Também fora dos convocados ficam jogadores como os sportinguistas Nuno Santos e Pedro Gonçalves ou o benfiquista Florentino. Outra curiosidade resulta do facto de Roberto Martinez ter chamado três laterais direitos, com o esclarecimento de que Cancelo será usado no corredor esquerdo da defesa.  

RobertoMartinez03

O lote completo das escolhas do selecionador nacional ficou assim estabelecido...

Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;

Defesas: António Silva, Danilo, Dalot, Gonçalo Inácio, Cancelo, Nélson Semedo, Pepe, Raphael Guerreiro, Rúben Dias e Toti Gomes;

Médios: Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Palhinha, Otávio, Renato Sanches, Ricardo Horta, Rúben Neves e Vitinha;

Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos, João Félix e Rafael Leão.

A Seleção de Portugal lidera o Grupo J da fase de qualificação para o Euro'2024 depois das vitórias frente ao Liechtenstein, por 4-0, e ao Luxemburgo por 6-0. Portugal tem assim seis pontos, à frente da Eslováquia, com quatro pontos, e da Bósnia e da Islândia, ambos com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, ainda sem pontos, surgem no fundo da tabela classificativa deste Grupo J, de uma fase de qualificação em que apenas os dois primeiros classificados garantem a presença na fase final do Euro'2024.

TotiGomes02

LusoGolo
Pin It