No primeiro jogo oficial do Belenenses na época em que regressa às competições profissionais de futebol, a turma do Restelo venceu a equipa primodivisionária do Famalicão, no Estádio do Restelo, por 3-2, num jogo que determinou em face deste resultado a continuidade dos azuis de Belém na Taça da Liga e, no sentido inverso, a eliminação do conjunto minhoto.

Num jogo em que a turma famalicense começou por dominar, o primeiro golo foi dos azuis apontado por Attard, um pouco contra a corrente do  jogo, mas que deu outro alento à equipa da casa para ir para cima da baliza do Famalicão.

Certo é que o Famalicão empatou o jogo ao minuto 31 por Riccieli, e a luta pela vitória final prosseguiu numa partida marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas.

Acabou assim por ser no segundo tempo que o jogo foi resolvido, sendo que por muito pouco que não houve a necessidade de levar o jogo até ao desempate por pénaltis.

Chima ainda marcou para o Belenenses ao minuto 61', num cabeceamento em que o guarda-redes do Famalicão permitiu um autêntico perú, deixando que a bola lhe passasse por baixo do corpo quando parecia ter o lance controlado, mas seis minutos depois foi a vez do conjunto minhoto empatar a partida, num golo de Jhonder a colocar as duas equipas empatadas.

Já nos minutos de compensação, e depois de algumas decisões do árbitro mais polémicas, a merecerem a intervenção do VAR, que chegou mesmo a anular uma expulsão na equipa de Belém, a equipa da casa acabou por ver marcada uma grande penalidade a seu favor nos derradeiros minutos da partida.

Na transformação do castigo máximo, Duarte Valente, o capitão dos azuis, aos 90'+12', marcou mesmo o terceiro golo do Belenenses e com isso eliminou o Famalicão da Taça da Liga.

Para a estatística fica a nota dos “onzes” titulares das duas equipas, com o Belenenses às ordens do técnico Bruno Dias a apresentar como equipa titular o guarda-redes Guilherme Oliveira, os defesas Attard, Rui Correia, Chima e Saná, ainda Duarte Valente, Chapi Romano e Danilson na linha média, e Miguel Tavares e Midana Sambú no apoio ao ponta-de lança Clé.

Do lado do Famalicão, o treinador João Pedro Sousa escolheu como titulares Luiz Júnior; Aguirregabiria, Riccieli, Justin de Haas e Francisco Moura; Mirko Topic, Gustavo Sá, Jhonder Cádiz e Pablo Felipe; Mauro Ribeiro e Afonso Rodrigues.

Leixões, Farense, Casa Pia e Portimonense também seguem na Taça da Liga

Quem também celebrou neste fim-de-semana os primeiros triunfos oficiais da nova época de futebol foram as equipas do Casa Pia e do Portimonense, respectivamente sobre o Lank Vilaverdense e o Estrela da Amadora. No primeiro jogo, entre o Casa Pia e o Lank Vilaverdense, a turma lisboeta venceu por 2-0 eliminando assim a formação de Vilaverde desta competição. Por seu turno, o Portimonense recebeu e venceu o Estrela da Amadora por 3-1, prosseguindo também os de Portimão na Taça da Liga.

Antes, na tarde deste domingo, já o Leixões e o Farense tinham assegurado a continuidade na Taça da Liga, curiosamente em ambos os casos com empates no tempo regulamentar dos respectivos jogos, acabando estes por serem resolvidos com os pontapés da marca da grande penalidade. Assim, depois do empate entre Leixões e Feirense sem golos, foi o conjunto de Leixões quem garantiu o apuramento nos penáltis. Por seu turno, o Moreirense recebeu o Farense, empatou a um golo durante o tempo regulamentar, acabando a turma algarvia por sair vitoriosa no desempate por penáltis.

fotos: Diogo Faria Reis
Pin It