José Varela, Director Geral da Humana Portugal, falou para o LusoNoticías em Strückhausen, no norte da Alemanha, onde fomos conhecer a renovada fábrica da Humana e do grupo DMK, e nomeadamente da divisão DMK Baby, entidade que a partir destas instalações agora inauguradas pelos dirigentes da DMK, mas também pelo poder político local daquela região alemã, a cerca de 80 quilómetros a norte de Bremen. Por ali são produzidos alimentos para bebés, nomeadamente o leite em pó para recém-nascidos, mas também para crianças até aos quatro anos, bem como leites especiais para prematuros, produtos entre nós comercializados sob a denominação de “Miltina” que permitem aos nossos “pequenos heróis” o acesso ao leite mais próximo ao leite materno.
Esta realidade de uma entidade cujos produtos chegam até aos nossos lares quando possuímos os pequenos heróis que dele necessitam, e que nos são indicados através dos profissionais de saúde que dão conta da qualidade destes leites, foram temas discutidos ao longo de três dias de uma visita à unidade fabril da Humana naquela pequena localidade da Alemanha. Rodeada de produtores de leite que assim tornam possível que a fábrica possa vir a processar anualmente qualquer coisa como 40 milhões de quilogramas de leite, esta unidade fabril permite actualmente 170 postos de trabalho, um número que deverá aumentar até 2020 para os 230.
Como curiosidades em redor desta empresa e da unidade fabril agora inaugurada em Strückhausen, refira-se que mais de 7300 produtores de leite, associados numa entidade ao estilo de uma cooperativa que torna possível esta empresa, fornecem a fábrica da DMK Baby e permitem a respectiva produção na fábrica que se encontra instalada num terreno de 112 mil metros quadrados, qualquer coisa como 16 campos de futebol, e onde o leite que ali chega tem que ser processado num período máximo de 48 horas, sob pena de não poder entrar na linha de processamento e ter que ser destruído.
Em Portugal, a Humana Portugal, comercializa uma gama completa de leites e suplementos infantis, para lactentes e crianças, especialmente desenvolvidos para a idade pediátrica, assim como alimentos homogeneizados 100% biológicos, para o período da diversificação alimentar das crianças. Pertencente ao grupo alemão DMK Baby, a Humana Portugal está presente em Portugal desde o ano de 2000, inicialmente sob a designação de Milte Portugal passando à atual designação de Humana Portugal em 2014.
Já em relação aos leites da Humana, são comercializados sob a denominação comercial Miltina, isto porque as leis comunitárias não permitem que quaisquer produtos tenham denominações capazes de criar confusões com a respectiva origem que possa dar a ideia de serem produtos de origem humana. Assim, Humana é o nome da empresa — Humana Portugal — mas os leites chegam aos consumidores como Miltina, em embalagens especialmente concebidas para estes produtos com todos os cuidados de higiene e segurança, indispensáveis aos produtos que, afinal, são os alimentos do nosso futuro... os nossos filhos!
reportagem: Jorge Reis
em Strückhausen, Alemanha
(a convite da Humana Portugal)