Um golo do médio Bruno Fernandes, jogador do Manchester United que esta sexta-feira comemorou o seu 29º aniversário, permitiu à Seleção de Portugal ganhar, em Bratislava, frente à sua congénere da Eslováquia, um triunfo conseguido pela margem mínima (0-1) mas ainda assim suficiente para deixar a Turma das Quinas nas melhores condições para assegurar o apuramento para a fase final do Euro'2024.

Frente ao adversário tido como o mais complicado do Grupo J de apuramento, Portugal apareceu em campo com um esquema táctico alterado face às opções anteriores do seleccionador Roberto Martinez, desde logo pela aposta desta feita numa equipa montada num esquema táctico em 4x2x3x1, com dois centrais, ao contrário do que Martinez determinou nos jogos anteriores quando apostou em três centrais no onze inicial.

Assim, com Diogo Costa na baliza, a linha defensiva foi formada por Diogo Dalot, António Silva, Rúben Dias e João Cancelo; João Palhinha, Bruno Fernandes na linha média e três elementos — Rafael Leão, Vitinha e Bernardo Silva — nas costas do “capitão” Cristiano Ronaldo que surgiu em campo como o elemento mais adiantado junto da baliza contrária. Como alternativas, o selecionador Roberto Martinez comçou o jogo com um leque de escolhas formado por Rui Patrício e José Sá, os dois guarda-redes suplentes, e ainda Nélson Semedo, Toti Gomes, Gonçalo Ramos, João Félix, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Ricardo Horta, Otávio, Pedro Neto e Diogo Jota.

230908 Portugal Eslovaquia 06

Curiosamente, ao contrário do que muitos poderiam pensar inicialmente, apostando no favoritismo de Portugal à vitória final nesta partida, o jogo começou com a Eslováquia a jogar mais próxima da baliza à guarda de Diogo Costa, procurando pressionar e criar lances de perigo para as redes da Seleção de Portugal. Ao minuto 13' Haraslín não conseguiu dar a melhor direção a um remate À baliza de Diogo Costa, acabando por ganhar um pontapé de canto, ainda que sem resultados práticos. Foi ainda assim necessário esperar pela fase final do primeiro tempo para que o jogo ganhasse algum equilíbrio, com Portugal a aroximar-se mais da baliza contrária.

E se bem o fez melhor foi o resultado prático dessa aproximação quando, ao minuto 43', Bruno Fernandes apareceu na grande área da Eslováquia a fazer um remate cruzado que terminou com a bola no fundo da baliza da turma eslovaca. Curiosamente, no lance anterior os jogadores eslovacos enviaram a bola ao poste da baliza de Diogo Costa, num jogo que foi sempre marcado por alguma indefinição no resultado, ainda que tenha sido Portugal quem, no segundo tempo, teve mais posse de bola e controlo das zonas em que o jogo foi decorrendo.

Roberto Martinez acabou por fazer algumas alterações ao longo do segundo tempo, utilizando neste jogo Nélson Semedo, Pedro Neto e Otávio, por troca com João Cancelo, Rafael Leão e Vitinha, ao minuto 63', exactamente um minuto depois de Cristiano Ronaldo ter visto um cartão amarelo que o obrigará a ficar de fora no jogo da Turma das Quinas a realizar já na próxima segunda-feira, no Estádio do Algarve, onde irá receber o Luxemburgo em mais um jogo desta fase de qualificação para o Euro 2024. Para já, fica este triunfo frente ao conjunto eslovaco, com Portugal a somar cinco vitórias em cinco jogos disputados, com 15 golos marcados e nenhum golo sofrido.

230908 Portugal Eslovaquia 03

JR/LusoMotores
Pin It