Uma vitória clara sobre a Espanha por 6-2, em Porec, na Croácia, permitiu à Seleção de Portugal na categoria de sub-19 sagrar-se Campeão da Europa de Futsal, isto num jogo em que a Turma das Quinas esteve a perder por 2-0, acabando por dar a volta ao resultado.
Ao intervalo, e depois da vantagem inicial ter sido espanhola, Portugal ainda conseguiu empatar o jogo, com golos de Lúcio Rocha, aos 10 minutos, e Andriy, em cima do minuto 20, nos segundos finais do primeiro tempo.
Logo após o intervalo, Portugal voltou ao jogo a acreditar ainda mais que poderia conseguir virar o resultado, e se bem o pensou melhor o fez quando, ao minuto 27, um ataque de Portugal provocou um autogolo por parte de Pol Salas, ao minuto 27 na baliza espanhola, que colocava finalmente Portugal na frente do marcador.
A Seleção portuguesa, qua na última edição desta competição foi finalista vencido, conseguiu desta feita fazer mais três golos, por Tomás Colaço (36’), Lúcio Rocha (37’) e Pedro Santos (39’), garantindo a vitória final por um elucidativo 6-2, podendo erguer no final o troféu mais desejado pelas seleções europeias jovens de futsal.
As Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas em Lisboa de 2 a 6 de Agosto de 2023, reuniram em torno do Papa Francisco mais de um milhão e meio de jovens vindos dos quatro cantos do Mundo, em redor de uma Igreja na qual “há lugar para todos, todos, todos”!