A tenista polaca Katarzyna Kawa, de 25 anos, surpreendentemente venceu a final do Óbidos Ladies Open, torneio que se apresenta como a maior prova do circuito feminino da WTA em Portugal (25,000$), reunindo cerca de 70 atletas oriundas de mais de 30 países, incluindo tenistas do Top 200 mundial e finalistas de diversas provas do Grand Slam, sendo por isso o mais importante evento da modalidade para o ténis feminino realizado em Portugal.
Relativamente ao triunfo de Katarzyna Kawa, a jogadora que veio do qualifying venceu em três sets a quarta cabeça de série, Dejana Radanovic, tenista sérvia de 22 anos. Depois de uma noite com chuva, o início do encontro foi adiado por várias vezes, tendo começado atrasado, mas apesar de tudo as duas atletas não perderam a motivação e proporcionaram um jogo de elevada qualidade e emoção. A atleta sérvia até entrou com um ritmo mais elevado, tendo chegado ao 3-0. Contudo, a polaca Katarzyna Kawa recuperou, conseguiu fazer o 3-2, mas seria a sérvia a levar a melhor vencendo o set por 6-4.
Katarzyna Kawa não se deixou abater e empatou a partida, vencendo o segundo set por 7-5 depois de ter recuperado de 0-3. Era então tempo para decidir e no momento das decisões houve lugar ao terceiro e último set que começou, outra vez, com vantagem da sérvia que conseguiu facilmente o 2-0. Depois tudo mudou e Kawa levou a melhor vencendo por 6-3.
Katarzyna Kawa, vencedora surpresa do Óbidos Ladies Open, em declarações finais explicou como tudo se passou: “No primeiro set não aconteceu nada de especial, ela foi melhor, senti muita pressão e cometi erros! Não consegui disputar esse set mas consegui nos outros!”
Sobre a vitória, a tenista polaca, que deixou a clara intenção de um dia poder voltar a Portugal “mas com bom tempo”, acrescentou: “Até ao fim não acreditei muito que fosse possível mas lutei por cada ponto e dei o meu máximo.”
A atleta da Sérvia que perdeu por 2-1 esta final começou por dar conta de ter sido esta a primeira vez que jogou em relva na presente temporada, sendo que talvez por isso o seu nível baixou ligeiramente após o primeiro set. Sobre o futuro disse que ia estar cá mais duas semanas a competir depois de um torneio de que disse ter gostado: “Foi difícil habituar-me à relva mas gostei muito, foi tudo muito bom e pudemos dar conta de uma excelente organização.”
Organizado pelo Clube Guardian Bom Sucesso, pela Câmara Municipal de Óbidos e a Federação Portuguesa de Ténis, o Óbidos Ladies Open decorre entre 26 de Maio e 17 de Junho, com um torneio a cada semana.
©LusoGolo