O Campeonato da Europa de 2028 poderá ser organizado de forma conjunta por Portugal e Espanha se for adiante a pretenção das federações dos dois países nesse sentido. Para já, os responsáveis federativos no andebol em Portugal e Espanha enviaram à Federação Europeia de Andebol (EHF) uma pré-candidatura para o efeito, explicada por Miguel Laranjeiro, o presidenre da federação lusa da modalidade, como “o culminar de um percurso de trabalho e ambição.”
Citado pela agência Lusa, Miguel Laranjeiro esclareceu que esta possibilidade resulta do “trabalho de muitos anos em que vimos o andebol crescer em Portugal e de ambição em querer fazer sempre melhor”. “É apenas uma manifestação de interesse, mas quando entramos num projeto é para o conquistar e com toda a comunidade do andebol. Será um trabalho de equipa para o qual contamos com o apoio e participação de todos”, disse.
Certo é que a organização dos europeus masculino e feminino de 2026 e 2028 está a motivar particular interesse nas respectivas organizações havendo um total de 14 entidades federativas que já manifestaram interesse em avança para a organização dos eventos.
Até 1 de novembro, os candidatos recebem os formulários e documentos que devem enviar até 1 de maio de 2021, sendo que a elegibilidade dos mesmos será aprovada até junho, quando começa um processo de avaliação e inspeções, até setembro. A atribuição dos Europeus de 2026 e 2028 terá lugar numa conferência extraordinária EHF em novembro para coincidir com o aniversário dos 30 anos do organismo.