O tenista espanhol Rafael Nadal é desde o último fim de semana o recordistas de vitórias em torneios do Grand Slam de ténis, isto depois de ter garantido este domingo na Austrália o 21º triunfo da sua carreira em torneios de topo na modalidade, com a vitória alcançada por 3-2 sobre o russo Daniil Medvedev na final do Open da Austrália. Nadal passa assim a somar 21 títulos, ultrapassando Djokovic e Federer, nomes também eles de topo na modalidade mas que estão agora atrás do espanhol.
Nadal, que venceu por três sets contra dois com os parciais de 2-6, 6-7, 6-4, 6-4, 7-5, ainda permitiu ao russo Medvedev o triunfo nos dois primeiros sets mas acabou por revelar uma notável força física garantindo a vitória em três sets seguidos num jogo que ultrapassou o tempo de cinco horas e meia.
Na Rod Laver Arena completamente lotada de público, o tenista veterano que se encontrava empatado no número de títulos com Novak Djokovic e Roger Federer, está agora na frente desta classificação.
Refira-se que este Open da Austrália foi notícia bem antes dos tenistas entrarem no court, isto porque o sérvio Novak Djokovic acabou por ser impedido de entrar na Austrália por não ter sido vacinado contra o Covid-19, sendo que já depois deste título de Nadal o tenista sérvio manifestou a intenção de repensar as suas opções e avançar para a vacinação contra o SARS-Cov2.