O sérvio Novak Djokovic venceu este domingo o US Open 2023, passando a ser co-detentor do recorde de 24 títulos de Grand Slam, número que também já foi conseguido pela australiana Margaret Court. Djokovic fica assim a um título num Major de se tornar o maior vencedor da história do ténis, isto depois de ter vingado a derrota que o mesmo Medvedev lhe havia imposto na final de 2021 em Nova Iorque.
Neste domingo 10 de setembro, Djokovic venceu Daniil Medvedev por 3 sets a 0 — 6-3, 7-6(5) e 6-3 — e com isso garantiu a chegou à histórica marca de 24 títulos de Grand Slam. Agora, logo depois de Djokovic e Margaret Court, encontram-se Serena Williams, com 23 conquistas, e mais dois grandes nomes do ténis mundial, Rafael Nadal e Steffi Graf, ambos com 22 triunfos.
Com a vitória nesta edição do US Open, Djokovic volta a assumir a posição de número um do ranking masculino, isto depois de ter conseguido o seu quarto título individual em Nova Iorque, onde já havia ganho em 2011, 2015 e 2018.
No corrente ano de 2023, o tenista sérvio disputou as finais dos quatro torneios do Grand Slam, tendo sido campeão do Australian Open e de Roland Garros superando Stefanos Tsitsipas e Casper Ruud, respectivamente, acabando por ser derrotado em Wimbledon para o jovem tenista espanhol Carlos Alcaraz, quando este assumiu mesmo a liderança do ranking ATP, uma posição que cede agora de novo para Djokovic.