Um sismo de 6,7 graus de magnitude na escala de Richter afectou esta segunda-feira a zona central do Chile, com as primeiras notícias a darem conta de estragos materiais mas sem vítimas

.

De acordo com as informações adiantadas pelo Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o abalo foi sentido às 18h26 locais (22h26 de Lisboa), com epicentro a 25 quilómetros a oeste de Valparaíso, uma zona onde, nas últimas 24 horas, foram sentidos mais de uma centena de abalos.

A propósito deste forte sismo no Chile, a Agência de Geologia dos Estados Unidos da América (EUA) avançou para um valor de magnitude de 7,1 na escala de Richter, não havendo no entanto qualquer ameaça de maremoto. Ainda assim, as autoridades locais chegar a dar indicações no sentido de se avançar para uma retirada preventiva das populações da orla costeira das regiões de Valparaíso e O'Higgins, acabando essas indicações por ser suspensa pouco depois.

De acordo com declarações do ministro do Interior do Chile, Mário Fernández, o comportamento dos chilenos foi exemplar, permitindo uma situação que apelidou de “normal”, apesar da magnitude do sismo. Também a Presidente chilena, Michelle Bachelet, em declarações aos jornalistas no Palácio de la Moneda, sede do governo, elogiou o comportamento das populações, destacando a ausência de acidentes significativos.

SismoChile01

 

Pin It