Aos 96 anos de idade e depois de ter reinado durante 70 anos, Isabel II, a Rainha do Reino Unido faleceu na tarde desta quin ta-feira, 8 de setembro, no castelo de Balmoral, na Escócia, onde se encontrava em repouso e sob supervisão médica desde o dia anterior. Num curto comunicado oficial, o Palácio de Buckingham deu conta de que Isabel II morreu pacificamente, havendo ainda a informação de que o rei e a rainha consorte, Carlos III e Camilla Parker Bowles, irão permanecer em Balmoral esta noite e regressar a Londres amanhã sexta-feira.

O agora rei Carlos III, no seu primeiro comunicado enquanto rei do reino unido, deu conta da tristeza pessoal e de toda a família real: “A morte da minha querida mãe, sua majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Sei que a morte dela vai ser sentida por todo o país, reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas em todo o mundo. Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados e suportados por saber do respeito e profunda afeição pela rainha.”

Elizabeth Alexandra Mary Windsor tinha 96 anos e passou o verão no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde havia sido aconselhada a repousar na quarta-feira, após cancelar uma reunião com o seu Conselho Privado. Foi ali, na Escócia, que já esta semana Isabel II, naquele que viria a ser último acto de governação, recebeu Liz Truss, designando-a primeira-ministra e convidando-a a formar governo, depois de ter vencido as eleições no Partido Conservador após a demissão de Boris Johnson.

Carlos, até aqui príncipe de Gales, sucede à sua mãe na condição de rei do Reino Unido assumindo a designação de Carlos III.

Rainha Isabel II 02

LusoNotícias
Pin It