Depois de muita especulação sobre o que estaria na base da ausência da princesa de Gales, Kate Middleton, de todos os actos públicos, a própria veio agora anunciar, esta sexta-feira, através de um vídeo emotivo publicado nas redes sociais, que foi diagnosticada com cancro e está a fazer tratamento. A princesa, de 42 anos, acrescentou estar actualmente a fazer “quimioterapia preventiva”, adiantando que o silêncio mantido até agora em redor desta situação ficou a dever-se por um lado ao “grande choque” com que a própria Kate Middleton bem como o seu marido, o príncipe William, receberam a notícia, mas também por ter sido necessário encontrar a melhor forma de explicar toda esta situação aos seus três filhos antes de a tornarem pública.

O diagnóstico de doença oncológica foi feito logo depois de ter sido submetida a uma cirurgia abdominal, há pouco mais de dois meses, sendo que, desde então, foram imensos os rumores sobre todos os motivos e mais alguns que estariam na base do “desaparecimento” de Kate Middleton, desde notícias de um eventual divórcio que estaria em curso, até à realização de cirurgias estéticas que teriam corrido mal, passando por alegadas infedilidades conjugais do príncipe William ou da própria princesa de Gales.

Agora, a explicação foi dada na primeira pessoa, em vídeo, de uma forma tranquila mas com visível emoção, por quem está a viver um problema de saúde que a afecta em primeiro lugar a ela, ao seu marido e aos seus filhos. Depois de agradecer as mensagens de apoio que terá recebido durante a recuperação da cirurgia, Kate revelou a sua condição actual e o facto de estar “nos estágios iniciais do tratamento” ao cancro que lhe foi detectado.

“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer pessoalmente por todas as mensagens de apoio e pela compreensão, enquanto eu estive me recuperando da cirurgia. Esses meses têm sido um tempo muito difícil para toda a nossa família, mas eu tive uma equipa médica fantástica, que tem cuidado tão bem bem de mim, e por quem sou muito grata.”

“Em janeiro passei por uma cirurgia abdominal de grande porte, em Londres e naquele momento pensou-se que minha condição não era cancerígena. A cirurgia foi bem sucedida. No entanto, nos exames pós operatórios viram que o cancro estava presente. Os meus médicos então, aconselharam-me a fazer quimioterapia preventiva, e agora estou nos estágios iniciais do tratamento.”

“Tudo isso, claro, foi um grande choque. William e eu fizemos tudo o que pudemos para processar e administrar tudo isto de forma privada. Pelo bem da nossa jovem família. Como podem imaginar, isto tem levado tempo… Tem levado tempo para eu me recuperar da cirurgia para só então poder iniciar os meus tratamentos. E, mais importante, tem levado tempo para nós explicarmos ao George, à Charllote e ao Louis, de um jeito apropriado para eles, e para lhes reafirmar a eles que eu vou ficar bem. Como lhes disse, estou bem, cada dia fico mais forte, focando nas coisas que me ajudarão a me curar, na minha mente, corpo e espírito.”

“Ter o William ao meu lado é uma grande fonte de conforto e segurança também. Assim como o amor, apoio e gentileza que têm sido demonstrados por muitos de vocês, significa tanto pra nós dois!”

“Esperamos que entendam que, como família, nós agora precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto completo o meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe profunda alegria, estou na expectativa de voltar quando eu estiver bem. Mas agora devo focar em me recuperar completamente.”

“Neste momento eu também estou pensando em todas as pessoas que tiveram as suas vidas afetadas pelo cancro, para todos os que estão enfrentando esta doença, seja qual for a forma, por favor não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos!”

 

Sempre com um tom de voz calmo, mas nitidamente abatida Kate Middleton esclareceu assim tudo aquilo que se passa relativamente à sua doença, afirmando o seu desejo explícito de paz e privacidade em seu redor e em redor da sua família, deixando um apalavra de conforto para todos aqueles que, como ela, viram as suas vidas afetadas pelo cancro, pedindo-lhes que não percam a fé e deixando a garantia que todos esses “não estão sozinhos”.

Refira-se que esta revelação agora feita por Kate Middleton surgiu dois dias depois de ter ocorrido uma quebra de segurança na clínica onde a princesa de Gales foi operada, tendo, ao que tudo indica, havido tentativas de acesso por parte de funcionários daquela unidade hospitalar aos ficheiros clínicos de Kate. Antes, em Janeiro, logo que se soube que Kate Middleton iria ser obrigada a ficar hospitalizada entre 10 a 14 dias após a intervenção cirúrgica abdominal a que foi submetida, surgiram logo aí especulações de que a princesa teria cancro, tendo essa informação sido negada pela família real.

Agora, esta revelação vem confirmar aquele que é o terceiro caso de cancro na família real só no corrente ano, isto depois do próprio rei Carlos III ter revelado sofrer da doença no início de fevereiro, após uma intervenção à próstata, já depois de Sarah Ferguson ter divulgado ter um melanoma maligno, detectado na sequência do tratamento a um cancro da mama.

JR/LusoNotícias
PUB
600 90 rodape

 

Pin It