A Cãmara Municipal de Lisboa vai implementar uma decisão aprovada numa reunião privada daquela entidade que determina a proibição a partir de agora do trênsito na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados. Na mesma reunião foi igualmente aprovada a redução da velocidade máxima de circulação em menos 10 quilómetros por hora de acordo com a qualificação das vias de circulação.
Estas medidas, resultantes de propostas do Livre, vão assim provocar o condicionamento do trânsito na Avenida da Liberdade, mas também a necessidade dos condutores em Lisboa reduzirem “em 10 quilómetros por hora a velocidade máxima de circulação permitida para: 30 quilómetros por hora nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, para 40 quilómetros por horas nas vias de 2.º nível e para 70 quilómetros por hora nas vias de 1.º nível.”
Refira-se que em relação ao corte do trânsito na Avenida da Liberdade para todos os domingos e feriados, esta medida já estava actualmente a ser aplicada mas apenas no último domingo de cada mês. Contudo, este condicionamento não se ficará por aqui, isto porque foi igualmente decidido que o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado “a uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais” de todas as freguesias da capital.
A proposta do Livre resulta de um pacote de propostas do partido “Contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa”, visando estas permiytir o incentivo à população a deslocar-se mais vezes a pé, de forma segura e confortável e sem recorrer ao automóvel próprio.