ebolaA Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou dois novos casos de ébola na Guiné-Conacri .

Os casos foram encontrados numa zona rural daquele país africano perto da fronteira com a Libéria e com a Costa do Marfim.

A OMS alertou para a possibilidade e risco de novos ressurgimentos da doença com alertas especiais para o continente africano.

Foi também divulgado um comunicado da Organização Mundial de Saúde: “A OMS enviou uma equipa de especialistas para a prefeitura de Nzérékoré, após dois novos casos de Ébola terem sido detetados e confirmados numa aldeia rural."

Trata-se de uma mãe e de um filho de cinco anos, sendo que estes indivíduos são familiares de três pessoas que faleceram sem explicação aparente nos últimos dias, situação que foi exposta pelas autoridades de saúde da região à OMS. Ambos foram levados para instalações de tratamento depois de o resultado das análises laboratoriais ter sido positivo.

Consequentemente, a OMS em conluio com o Ministério da Saúde da Guiné-Conacri enviou para o local uma equipa inicial de epidemiologistas, especialistas em vigilância sanitária, profissionais para a vacinação, mobilizadores sociais, peritos em identificar pessoas que possam ter tido contacto com doentes e um antropólogo.

texto: João Carreira

Pin It