O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento promove um encontro comemorativo dos seus 20 anos de trabalho na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 14h15, na sala de Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.

Sob o mote “Os Desafios do Futuro”, o encontro que celebra os 20 anos da fundação do GAT reúne personalidades, políticos, academia, sociedade civil, instituições públicas, e contará com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido. Este encontro pretende fazer o balanço dos sucessos alcançados durante os últimos 20 anos, mas também as derrotas ao longo da história da associação.

“Sabemos que os desafios são muitos, mas sabemos também que só poderão ser alcançados se houver um reconhecimento efetivo e de implementação da participação sistemática das comunidades mais afetadas. Desejámos sobretudo equacionar, ouvindo todos os participantes, quais são as prioridades para o horizonte 2025 e 2030, seja na área da infeção pelo VIH, hepatites virais, tuberculose, como a nível de políticas de saúde pública, de drogas e de migração, tentando delinear quais as políticas efetivas necessárias para o fim do estigma e discriminação sobretudo a partir das instituições oficiais portuguesas”, afirma Luís Mendão, Presidente do GAT.

Focado em trabalhar em conjunto com os principais atores para que o VIH e as Hepatites virais deixem de ser um problema de saúde pública até 2030, o GAT foi o principal responsável pela introdução e disseminação em Portugal dos testes rápidos para o VIH e outras infeções, que permitiram uma maior rapidez no diagnóstico, pela chegada das terapêuticas que permitem a cura da hepatite C e de alterações legislativas que protegem as pessoas em maior vulnerabilidade para estas patologias. A sessão vai ter transmissão online no canal Youtube do GAT.

 

Pin It