Horas depois de uma mulher de 34 anos e grávida de 31 semanas ter morrido depois de ter sido transferida do Hospital de Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência de vaga no serviço de neonatologia em Santa Maria, a até agora Ministra da Saúde, Marta Temido, apresentou um pedido de demissão do seu cargo que foi aceite pelo primeiro-ministro António Costa.

Depois de há poucos dias ter apresentado a decisão de terminar com a obrigatoriedade das máscaras nos transportes públicos e nas farmácias, e ter deixado a promessa de que em breve iria dar conta do plano de vacinação visando o combate à gripe a ao possível aumento dos casos de Covid-19 com a chegada dos dias mais frios do Outono, Marta Temido acaba agora por apresentar a sua demissão, depois de ter sido um dos principais rostos da estrutura do Serviço Nacional de Saúde na luta contra a pandemia pelo Covid-19.

Em comunicado com três parágrafos, o Governo de António Costa deixou agradecimentos a Marta Temido, aceitando ainda assim o pedido de demissão agora apresentado pela ministra entender que deixou de ter condições para se manter no cargo que detinha desde 2018. O executivo de António Costa, no mesmo comunicado, refere que o Governo vai prosseguir as reformas em curso com vista a fortalecer o SNS e as melhorias dos cuidados de saúde.

Já em relação à grávida que faleceu depois de ter chegado ao Hospital São Francisco Xavier após transferência do Hospital de Santa Maria, foi ainda assim submetida a uma cesariana de urgência depois de ter entrado em paragem cardiorespiratória, tendo o bébé sobrevivido.

J.R.
Pin It