FAMALICÃO

0


3
Evanilson, 9'
Taremi, 45'+03'
Francisco Conceição, 87'

FC PORTO

 

Uma vitória por 3-0 em Famalicão, com dois golos no primeiro tempo, logo ao minuto 9' e depois no último lance dos primeiros 45' minutos, permitiu ao FC Porto colar-se ao Benfica e Sporting no topo do campeonato da I Liga quando os adversários dos dragões ainda não disputaram os seus compromissos desta 12ª jornada. Frente ao Famalicão não se poderá dizer que a turma portista tenha feito um grande jogo mas os momentos determinantes em que chegou aos golos acabaram por permitir um melhor controlo da partida frente a um Famalicão que lutou muito, quis sempre reabrir a discussão pelo desfecho final da partida, mas que acabou a jogar com 10 elementos e sem capacidade para contrariar na fase final o melhor futebol da turma portista.

Com a turma famalicense a joga toda de branco, frente a um FC Porto que alinhou com o seu equipamento alternativo, todo em azul com apontamentos em dourado, a formação visitante foi quem fez funcionar o marcador antes do intervalo, desde logo com um primeiro golo aos 09' minutos por Evanilson, que obrigou a equipa da casa a correr atrás do prejuízo. É certo que o Famalicão chegou a equilibrar o jogo, andando perto de conseguir o golo do empate, só que foi o FC Porto quem chegou ao segundo golo no último minuto do tempo de compensação do primeiro tempo, imediatamente antes do intervalo, e terá com isso dado um duro golpe nas aspirações da turma famalicense qie viria a ser incapaz de voltar a reabrir o jogo.

No segundo tempo o Famalicão lutou por um golo que nunca apareceu, o FC Porto controlou a partida mesmo perante a incapacidade de chegar à baliza de Luiz Júnior — o conjunto portista não conseguiu um único remate durante a primeira meia-hora do segundo tempo —, e acabor por ser o conjunto visitante a fechar o marcador com o terceiro golo, por Francisco Conceição, ao minuto 87', numa altura em que o Famalicão jogava já com menos um elemento em campo após a expulsão de Zaydou por acumulação de cartões amarelos.

Curiosamente, antes, 

O LusoNotícias acompanhou este jogo ao minuto de que lhe dá conta dos lances mais significativos que, de algum modo, construíram a história desta partida entre famalicenses e portistas.

relato: Jorge Reis/LusoNotícias
Fama FCP 02
0'Famalicao Logotipo

FAMALICÃO - Luíz Júnior; Nathan, Riccieli, Justin de Haas e Francisco Moura; Topic e Zaydou; Puma Rodriguez, Gustavo Sá e Théo; Cadiz.

0' A equipa do Famalicão, orientada por João Pedro Sousa, tem no banco de suplentes Zlobin, Ruben Lima, Lacoux, Henrique Araújo, Chiquinho, Gustavo Assunção, Dobre, Martin e Pablo.
0'FCPorto FC PORTO - Diogo Costa; Jorge Sanchez, Pepe, Fábio Cardoso e João Mendes; Pepê, Eustáquio, Varela e Galeno; Taremi e Evanilson
0' No banco do FC Porto, Sérgio Conceição tem como opções para este jogo Cláudio Ramos, David Carmo, Grujic, Francisco Conceição, Zaidou, Iván Jaime, André Franco, Toni Martinez e Gonçalo Borges.
0' Nota na equipa do FC Porto para as apostas em Jorge Sanchez e João Mendes para os corredores laterais da defesa, relegando desta feita para o banco de suplentes João Mário e Zaidu.
0'Arbitro Grafismos01 No Estádio Municipal 22 de Junho, em Famalicão, o árbitro será António Nobre, assistido por Paulo Brás e Nelson Pereira com Rui Costa a desempenhar as funções de VAR a partir da Cidade do Futebol.
PUB
1150 300 intermedio
 
1' Começa o jogo no Estádio Municipal 22 de Junho em Vila Nova de Famalicão
5' As duas equipas começam o jogo com um reconhecimento mútuo disputando os lances a meio-campo ainda sem que nenhuma se tenha aproximado em demasia junto da baliza contrária.
8' Pontapé livre para o FC Porto a partir do lado esquerdo do ataque portista... é João Mendes que vai cruzar.
9'LG Golo002 GOOOLLLOOO - FC Porto - EVANILSON
10' Cruzamento a partir do lado esquerdo, a bola sobra para Evanilson em zona frontal à grande-área mas ainda antes da sua linha limite onde o avançado do FC Porto arma o remate em força, tirando partido do facto da bola ter partido sem que o guarda-redes Luíz Júnior conseguisse ver a bola, acabando por não se conseguir estirar em tempo útil. 
Fama FCP 01
Fama FCP 04
LG 15Min

Cádiz é travado por Pepe à entrada da grande-área do FC Porto, ainda fora a linha limite da área e por isso sem dar lugar a qualquer grande penalidade. Contudo, o árbitro acaba por assinalar um fora-de-jogo no início do lance em que Cádiz é apanhado em posição irregular e por isso o Famalicão perde a possibilidade de tirar o melhor partido de um lance perigoso para a baliza à guarda de Diogo Costa.

O FC Porto entrou melhor no jogo com o golo apontado por Evanilson, mas o Famalicão está a deixar claro que não está disponível para deixar os dragões escalarem no resultado sem darem uma resposta à altura dos seus pergaminhos.

 17' Bom posicionamento do central do FC Porto Pepe a impedir Cádiz de criar perigo para a baliza de Diogo Costa.
20' Diogo Costa soca a bola e Zaydu remata para a baliza do FC Porto mas a bola sai muito por cima da trave.
22'LG Lance registado

CÁDIZ...

Cruzamento de Puma Rodriguez a partir do corredor esquerdo e Cádiz, dentro da grande-área do FC Porto, a conseguir desviar com a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza de Diogo Costa.

O Famalicão ficou a poucos centímetros de conseguir o golo do empate.

 25' O FC Porto joga agora no meio-campo defensivo do Famalicão...
 29'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Zaydu na equipa do Famalicão.
LG 30Min Com o golo marcado ao minuto 09' o FC Porto conseguiu alguma tranquilidade, mas a verdade é que o Famalicão tem sido uma equipa “chata” para o adversário, sempre bem posicionada no ataque sem permitir grande descanso ao conjunto portista.
33'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Fábio Cardoso depois de uma falta sobre Cádiz quando este pretendia receber a bola na frente com a possibilidade de seguir para a baliza do FC Porto de forma perigosa. O árbitro não hesita em mostrar a cartolina amarela ao homem do FC Porto.
35'LG Ptp Canto Pepe “sacode” a bola pela linha de fundo e cede pontapé de canto para a turma da casa.
36' Lance sem consequências... segue com pontapé de baliza para o FC Porto.
37' Desde o golo do FC Porto ao minuto 9', o Famalicão tem procurado o golo do empate, perante uma formação portista que não voltou a incomodar o guarda-redes Luiz Júnior.
38' Em cunha entre os centrais do FC Porto, Cádiz surge como o homem mais solicitado da equipa do Famalicão.
40'LG Ptp Canto Remate de pé esquerdo do lateral portista João Mendes que quase conseguia bater Luiz Júnior, com este a socar a bola pela linha de fundo... o jogo vai prosseguir com um pontapé de canto para o FC Porto.
41'LG Lance registado Remate de Alan Varela, de primeira, na resposta ao pontapé de canto, e quase que Luiz Júnior era batido pela segunda vez neste jogo.
42' O FC Porto consegue agora sacudir a pressão do Famalicão e está a terminar o primeiro tempo do jogo em cima da baliza famalicense.
43'LG Lance registado Resposta do Famalicão junto da baliza do FC Porto, a bola bate no braço de Eustáquio mas o internacional do Canadá tem o braço encostado ao corpo e o árbitro António Nobre não considera qualquer infração, assinalando um pontapé de canto para a turma do Famalicão. Nas imagens televisivas fica a ideia que o jogador força o contacto do contovelo com a bola para desviar a trajectória desta mas o árbitro porderá ter considerado que Eustáquio estava a colar o braço ao corpo e por isso não assinalou qualquer infração. Ainda assim, no mínimo o VAR Rui Costa deveria ter chamado a atenção do árbitro para rever o lance porque a intervenção do jogador do FC Porto resulta num cortar do lance com o braço dentro da grande área.
Fama FCP 09
44' Forte pressão nestes derradeira minutos para o FC Porto, a partir do pontapé de canto favorável ao Famalicão, mas a bola acaba por sair pela linha de fundo... vai dar pontapé de baliza.
45'Arbitro Grafismos01 António Nobre dá mais três minutos de compensação neste primeiro tempo.
45'+03'LG Golo002 GOOOLLLOOO - FC PORTO - TAREMI
45'+04' Lance desenvolvido pelo lado esquerdo do ataque do FC Porto por Galeno que faz a assistência para Taremi sobre o eixo central a aparecer bem colocado para a finalização e o seu regresso aos golos de que andava arredado na equipa do FC Porto.
LG Intervalo

Tempo de intervalo no Estádio Municipal 22 de Junho, em Famalicão, com o FC Porto a terminar o primeiro tempo com o segundo golo, apontado por Taremi.

Esta acaba assim por ser a melhor forma da turma portista concluir os primeiros 45 minutos de um jogo em que o Famalicão se mantinha em busca de um empate que não surgiu, acabando mesmo por consentir o segundo golo apontado pelo avançado iraniano que deixa os dragões mais tranquilos para a segunda metade da partida.

PUB
1150 300 intermedio
 46' Já se joga de novo em Famalicão com as duas equipas a manterem as mesmas constituições com que iniciaram o primeiro tempo.
47' O Famalicão vem dos balneários a querer forçar o surgimento de uma oportunidade para um golo que possa reabrir a discussão da partida, sendo que um golo do outro lado, na baliza famalicense, poderá significar o fecho da discussão da luta pelos três pontos nesta partida.
49'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Eustáquio depois de ter agarrado o famalicense Zaydou
50' O Famalicão está a jogar com o bloco mais subido, procurando impedir que o FC Porto construa lances ofensivos junto da baliza de Luiz Júnior.
52' Bom apontamento de Puma Rodriguez pelo lado esquerdo do ataque do Famalicão... cruzamento para o interior da grande-área portista e Cádiz a responder com um cabeceamento sem conseguir no entanto apanhar a bola da melhor forma.
Fama FCP 05
54' Evanilson está no chão e o árbitro pára o jogo para assistência do jogador do FC Porto.
56' Agora sim... falta sobre Evanilson cometida por Justin da Haas e o árbitro assinala.
57' Galeno carrega agora Théo Fonseca e o árbitro volta a parar o jogo para assinalar a falta e mio-campo.
59'LG Lance registado Evanilson escapa a um cartão amarelo “alaranjado” depois de uma carga por trás sobre Gustavo Sá. O árbitro marca a falta mas não mostra qualquer cartão... ficou quanto a nós um cartão por mostrar que poderia mesmo ter sido um cartão vermelho já que foi colocada em causa a integridade física do jogador do Famalicão.
LG 60Min O Famalicão continua a procurar o golo que possa reabrir a discussão da partida mas o FC Porto tem a tranquilidade permitida pelos dois golos conseguidos no primeiro tempo. A equipa da casa tem procurado ter bola mas tem pecado pela incapacidade de criar situações de golo que possam ser concretizadas.
 65'LG Lance registado Grande jogada do Famalicão com a bola a chegar ao corredor direito e Topic, ao responder com um remate a partir do centro do terreno, atira a bola por cima da trave. Fica ainda assim o aviso do Famalicão que está nesta altura melhor no jogo do que o FC Porto que se limita a procurar controlar a partida tentando baixar o ritmo do jogo praticado.
66'LG Substitui

Entram na equipa do Famalicão Pablo e Chiquinho... saem Gustavo Sá e Théo Fonseca.

Refira-se que Gustava Sá ficou em inferioridade física depois de ter sido carregado por Evanilson num lance em que o árbitro não mostrou o cartão amarelo ao jogador do FC Porto quando este deveria ter visto uma sanção disciplinar, no mínimo o cartão amarelo.

68'LG Fora de jogo Fora de jogo apontado a Taremi quando este tentava um chapéu sobre Luíz Júnior...
70'LG Substitui Preparam-se para entrar na turma do Famalicão Henrique Araújo e Martin Aguirre... saem Cádiz e Nathan com o técnico João Pedro Sousa a tentar refrescar as posições do Famalicão.
72' Alan Varela está a receber assistência e o jogo está por isso parado no Estádio Municipal 22 de Junho em Famalicão.
73'LG Substitui Saem Varela e Evanilson na equipa do FC Porto... entram no jogo Grujic e Francisco Conceição.
LG 75Min O FC Porto passou a primeira meia-hora sem qualquer remate à baliza do Famalicão o que deixa bem claro o melhor futebol que o Famalicão tem conseguido neste segundo tempo, ainda assim sem consequências práticas para o desenrolar da marcha do marcador nesta partida da 12ª jornada do campeonato da I Liga.
 77'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Martin Aguirre, do Famalicão, por carga sobre Galeno.
 79'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo aopra para Francisco Conceição do FC Porto.
80'Arbitro Amarelo01Arbitro Vermelho01 Zaydou vê o segundo cartão amarelo depois de um pisão sobre João Mendes e com isso o consequente vermelho, deixando o Famalicão a jogar com 10 elementos e a missão mais facilitada para o FC Porto.
81'Arbitro Vermelho01 Mais um cartão vermelho agora para um elemento da equipa técnica do Famalicão.
82' Francisco Moura é pisado no pulso na sequência de uma queda durante a discussão pela posse de bola e vai ter que ser substituído.
83' Francisco Moura mantém-se no jogo mas não pode fazer lançamentos de bola pela lateral já que continua a queixar-se de dores no pulso.
84'LG Lance registado Grande apontamento de Pablo, na cara do golo, vale ao FC Porto o corte de João Mendes pela linha de fundo com o Famalicão a ganhar um pontapé de canto.
86'LG Substitui Entra Gustavo Assunção para a saída de Pablo Rodriguez na equipa do Famalicão.
87'LG Golo003 GOOOLLLOOO - FC PORTO - FRANCISCO CONCEIÇÃO
88'

Francisco Conceição a surgir em velocidade após passe de Grujic, isolando-se no ataque, e à saída de Luiz Júnior consegue meter-lhe a bola entre as pernas para o terceiro golo do FC Porto.

Está fechada a discussão pelos três pontos neste jogo de Famalicão.

Fama FCP 03
Fama FCP 07
89' Sai Taremi na entrada do FC Porto para a entrada de Toni Martinez
90'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais seis minutos de compensação neste jogo que, independentemente do resultado final, está resolvido em termos de quem irá vencer a partida, com o FC Porto a somar mais três pontos no campeonato e, à condição, a “encostar” ao Benfica e ao Sporting no topo da classificação do campeonato.
90'+01'LG Poste CHICO CONCEIÇÃO... grande remate em arco à baliza do Famalicão, o guarda-redes Luiz Júnior estava já batido mas a bola bate com estrondo no poste direito da baliza famalicense e perde-se a oportunidade daquele que seria o melhor golo do jogo. Continua assim o FC Porto a vencer por 3-0... 
90'+01'Arbitro Amarelo01 Cartolina amarela para Sabchéz na equipa do FC Porto.
90'+05'Arbitro Amarelo01

Mais um cartão amarelo para os homens do FC Porto... é agora Grujic que vê a cartolina exibida pelo árbitro António Nobre.

LG Fim

António Nobre apita para o final do jogo em Famalicão com a vitória do FC Porto por 3-0, num jogo em que a marcha do marcador no primeiro tempo acabou por se revelar determinante no desfecho final da partida.

A vitória do FC Porto não resulta de um jogo de grande qualidade da turma portista mas antes de um jogo eficaz no qual marca em momentos “chave” e consegue anular as ambições do Famalicão. É certo que a equipa famalicense procurou sempre inverter o rumo do jogo e chegar ao golo que pudesse voltar a abrir a discussão pelo resultado final, mas o 3-0 final deixa claro que o FC Porto, mesmo sem ter conseguido fazer grande coisa no segundo tempo, controlou o resultado e tirou o melhor partido da forma como marcou a abrir e a fechar a primeira metade do jogo.

PUB
600 90 rodape

 

Pin It