REAL SOCIEDAD

 

3
Mikel Merino 7'
Oyarzaball 11'
Mikel Merino 21'

 

1
Rafa 49'

 

BENFICA

Sem chama nem glória, sem imaginação, sem capacidade de resposta, com uma linha defensiva que no primeiro tempo não existiu e com um guarda-redes que, ainda que não tenha culpas nos golos que sofreu, cometeu outros erros crassos que poderiam ter permitido um resultado ainda mais desastroso, o Benfica perdeu esta quarta-feira em San Sebastian por 3-1 frente à Real Sociedad, num jogo em que os golos marcados pela equipa da casa aconteceram nos primeiros 21 minutos. E se consentir três golos em 21 minutos já seria mau, há que dar conta que neste período o conjunto basco fez ainda mais dois golos, que só não contaram porque o VAR assinalou um controlo de bola com a mão e um posicionamento irregular, caso contrário o Benfica seria vergado por um resultado bem mais grave.

Aliás, já depois da Real Sociedade estar em vantagem pelos três golos conseguidos até ao minuto 21', e depois dos golos anulados pelo VAR, o desastre continuou para o Benfica que ao minuto 28' sofreu uma grande penalidade que só não deu o quarto golo da turma basca porque Brais Mendez acertou na base do poste da baliza de Trubin quando este já nada podia fazer para impedir o golo.

No segundo tempo a formação do Benfica conseguiu dar conta de alguma organização, fez um golo, o único desta campanha da equipa encarnada na Champions, mas há que assumir que a Real Sociedad deixou o Benfica a uma boa distância de conseguir outro resultado senão a derrota pesada que consentiu, e que permitiu desde já ao conjunto basco festejar o apuramento para os oitavos de final da milionária Liga dos Campeões.

Já o Benfica, que teve uma melhoria no segundo tempo consentida por um adversário que não precisava mais de carregar no jogo mas tão só mantê-lo controlado, terá agora ainda a possibilidade de somar seis pontos se vencer os dois jogos que ainda tem pela frente, pontos que serão indispensáveis para que a turma encarnada possa cair ainda assim para a Liga Europa, o prémio de consolação para um Benfica que sonhou com muito mais nesta edição da Liga dos Campeões onde após quatro jogos soma zero pontos e apenas um golo marcado contra 10 golos sofridos.

Uma nota de reportagem para o péssimo comportamento dos adeptos do Benfica que viajaram até San Sebastian para acompanhar este jogo nas bancadas da Real Arena, isto porque no segundo tempo não se impediram de atirar várias tochas para as bancadas inferiores, atingindo mesmo algumas pessoas que nada tinham a ver com tão péssimo comportamento, associando o mau exemplo dos adeptos benfiquistas ao pior resultado da equipa encarnada.  

O LusoNotícias acompanhou este jogo na Real Arena, em San Sebastian, ao minuto, ritmo ao qual lhe procurámos dar conta, em baixo, dos lances mais significativos deste encontro referente à quarta ronda da fase de grupos da milionária Liga dos Campeões, no qual ao Benfica apenas interessava uma vitória, isto porque sabia que outro resultado implicava ficar desde já eliminado desta competição... tal como aconteceu!

texto: Jorge Reis
fotos: ©X (twitter)
 
0'RealSociedad

REAL SOCIEDAD - Álex Remiro; Elustondo, Le Normand, Zubeldia, Aihen Muñoz; Mikel Merino, Zubimendi, Brais Méndez, Kubo, Barrenetxea e Oyarzabal.

0' A equipa da Real Sociedade, às ordens de Imanol Alguacil, tem no banco de suplentes Ayeza, Unai Marrero; Odriozola, Carlos Fernández, Cho, Zakharyan, Olasagasti, Sadiq, Turrientes, González, Magunacelaya e Marín
0'Benfica01 BENFICA - Trubin; António Silva, Otamendi e Morato; João Neves, Florentino, João Mário e Aursnes; Di María, Rafa e Arthur Cabral.
0' No banco do Benfica, Roger Schmidt tem como opções para este jogo Samuel Soares e Leo Kokubo; Tomás Araújo, João Victor, Jurásek, Chiquinho, Tiago Gouveia, Gonçalo Guedes, Tengstedt e Musa
0'Arbitro Grafismos01 Na Real Arena, o árbitro é o britânico Anthony Taylor
0' À partida para este jogo, e olhando para as 'Odds' propostas para este jogo pelo ESC Online, a Real Sociedad é favorita ao triunfo final...
LoadImage.aspx Resultado Final
Sporting 1.75 - Empate 3.15 - Estrela da Amadora 3.85
1' Começa o jogo no Estádio de Alvalade
3'  Jogo equilibrado mas com a Real Sociedad e ter mais bola
4' Remate de João Mário mas sem perigo para a baliza da turma basca com a bola a sair pela linha de fundo.
7'LG Golo003 GGGOOOLLLOOO - REAL SOCIEDAD - MIKEL MERINO
8'

Lance a partir do corredor direito do ataque da turma espanhola com Kubo a receber a bola sem qualquer marcação, podendo fazer o cruzamento para o lado contrário onde Barrenetxea assiste dentro da pequena-área Mikel Merino, num lance em que António Silva está a colocar dois homens da Real Sociedad em jogo, não havendo dúvidas quanto à legalidade deste golo.

RealSociedad SLB 03 
11'LG Golo003 GGGOOOLLLOOO - REAL SOCIEDAD - OYARZABALL
12' Depois de um lançamento a partir da linha lateral direita do ataque da Real Sociedad, Florentino tenta fazer um atraso de bola para Otamendi só que o capitão do Benfica não chega a tempo e Oyarzaball, sozinho frente a Trubin, faz o segundo golo da turma basca. 
RealSociedad SLB 05
14'VAR Futebol GOLO ANULADO PELO VAR... lance em que Mikel Merino recebe a bola sobre o lado esquerdo do ataque, deixa nas costas João Neves que não reage, e sem oposição procura bater Trubin, acabando o jogador da Real Sociedad por ser traído já que a bola bate-lhe na mão e o VAR acaba por anular o que seria o terceiro golo dos espanhois nos primeiros 15 minutos. 
LG 15Min  
19'Arbitro Bandeirinha01 Golo anulado à Real Sociedade por posicionamento ilegal de um jogador da turma espanhola. Certo é que o Benfica limita-se a ver jogar e, por este andar, arrisca-se a sair vergado de San Sebastian com uma pesada derrota.
20'Arbitro Amarelo01 Cartolina amarela para Florentino
21'LG Golo003  GGGOOOLLLOOO - REAL SOCIEDAD - BARRENETXEA
22'  Barrenetxea desarma Otamendi e, só com João Neves pela frente, tira o jovem jogador do Benfica da sua frente ao puxar para dentro e, de pé direito, faz o terceiro golo da Real Sociedade rematando ao poste mais distante para a festa dos adeptos da Real Sociedad que vêem a sua equipa a vencer por um tão impressionante quanto justificado 3-0 frente um apático e inexistente Benfica no relvado da Real Arena
RealSociedad SLB 01
24' O Benfica ainda não marcou qualquer golo nesta fase de grupos e já sofreu neste jogo três golos nos primeiros 20 minutos.
27'LG Penalti PENÁLTI para a Real Sociedad... Oyarzabal domina a bola e acaba por ser rasteirado por Otamendi
28'LG Poste FALHA... Brais Mendez remata a bola que acerta em cheio no poste da baliza da Real Sociedad
29'LG Substitui Roger Schmidt tira Florentino do jogo, jogador que já tem um cartão amarelo, e faz entrar Jurasék para o corredor lateral esquerdo. João Neves vem agora para o meio-campo e é Aursnes que surge agora no corredor direito. 
LG 30Min Com três golos marcados em 21 minutos numa meia-hora de jogo em que, em termos práticos, a Real Sociedad colocou por cinco vezes a bola dentro da baliza do Benfica, ainda que só três destas vezes tenham sido validadas, havendo a somar a tudo isto uma grande penalidade que a turma basca não conseguiu concretizar, porque a bola foi à base do poste, tudo isto dá ainda assim para ver a forma defeituosa e nada assertiva como o Benfica entrou neste jogo, perfeitamente dominado pela equipa da casa que merece em absoluto a vitória dilatada que está a conseguir até agora neste jogo. 
32' Pontapé livre para o Benfica com Otamendi a cabecear mas a bola vai à figura do guarda-redes Álex Remiro.
34'

Roger Schmidt coloca os jogadores do banco a realizar exercícios de aquecimento e esperam-se mudanças nesta equipa do Benfica que está completamente longe da realidade necessária nesta partida da Liga dos Campeões.

35'LG Lance registado Que falha de Trubin... vale ao guarda-redes do Benfica que o japonês Kubo não fica com a bola que ressalta para um jogador do Benfica ,as o guarda-redes dos encarnados estava já completamente ultrapassado e com a sua baliza a descoberto.
37' O Benfica consegue agora, finalmente, jogar no meio-campo defensivo da Real Sociedad, mas sem consequências num jogo que continua a ser praticamente de sentido único.
40' A Real Socidad pode esta quarta-feira garantir desde já o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Benfica que, em sentido contrário, diz adeus à competição na presente temporada e com uma derrota estrondosa já que aos 21 minutos os encarnados já perdiam por 3-0
42' Num jogo em que o Benfica precisava de ganhar, a verdade é que a Real Sociedad está a vencer por três golos sem resposta, já podia ter marcado mais, já falhou uma grande penalidade, e da parte do Benfica ainda não houve uma só oportunidade para conseguir contrariar este domínio completo por parte da turma basca.
44' A Real Sociedad baixou agora a velocidade imposta no jogo, algo que se compreende já que a turma basca está a vencer de forma tranquila por 3-0 e não precisa de fazer grandes esforços para conseguir um objectivo que está totalmente ao seu alcance.
45'Arbitro Grafismos01 O árbitro Anthony Taylor dá mais três minutos de compensação neste primeiro tempo do jogo entre Real Sociedad e Benfica.
47' Pontapé livre para a Real Sociedad depois de uma falta de António Silva sobre Barrenetxea.
48' Bola bombeada para a grande área do Benfica e Trubin sai em falso à bola... tudo corre mal neste jogo ao Benfica... vale aos encarnados que a bola acaba por sobrar para Aursnes que consegue aliviar para longe.
LG Intervalo

Tempo de intervalo no jogo com a vitória tranquila do conjunto basco da Real Sociedad, frente aum Benfica que começou a perder logo ao minuto 7' e que aos 21 minutos já estava a perder por 3-0 num jogo em que a turma espanhola já desperdiçou uma grande penalidade, ao minuto 28' quando Brais Mendez atirou a bola à base do poste da baliza à guarda de Trubin quando este já estava batido.

O Benfica está em campo sem ideia, sem estratégia e completamente dominada por uma turma da Real Sociedad que joga a seu belo prazer sem ser pressionada num jogo em que tudo corre mal aos encarnados. Recorde-se que uma vez mais o Benfica entrou em campo com o esquema de três defesas centrais, com João Neves e Aursnes nas alas, mas rapidamente se percebeu que seria por aí que o conjunto encarnado viria a ser ultrapassado, e com facilidade, aliás como muitos observadores avisaram antes mesmo do início deste jogo e durante os dias que o precederam.

PUB1150 300 intermedio
46' Já se joga de novo na Real Arena
47' Choque entre Trubin e Le Normand com o jogador da turma basca a ficar no chão tendo que ser assistido... recupera mas vai ter que entrar pela linha lateral.
49'LG Golo002 GGGOOOLLLOOO - BENFICA - RAFA
50' Jogada de combinação entre Arthur Cabral, Otamendi e Rafa e este, dentro da pequena-área, bate o guarda-redes Álex Remiro para o primeiro golo do Benfica que vai querer reentrar na discussão deste jogo.
RealSociedad SLB 06
52' O Benfica pode realmente reentrar no jogo mas continua a ter pela frente um adversário que tem uma vantagem de dois golos (3-1) e pode gerir o desenvolvimento da partida.
53' Atrás da baliza da Real Sociedad há um adepto que é atingido por uma tocha lançada de um nível superior e causa alguma preocupação das entidades. O jogo prossegue dentro das quatro linhas.
54' Volta a cair uma tocha enviada agora do topo da bancada atrás da baliza da Real Sociedad, agora caindo junto dos repórteres fotográficos.
55' O jogo está parado e Anthony Taylor, o árbitro da partida, está a dialogar com o quarto árbitro, provavelmente sobre os problemas que estão a ser provocados pelo arremesso de tochas para o relvado.
RealSociedad SLB 10
57'LG Ptp Canto O Benfica está finalmente a conseguir apresentar um jogo melhor... Otamendi remata à baliza da Real Sociedad e ganha um pontapé de canto.
59' João Neves bate o pontapé de canto, Arthur Cabral faz o cabeceamento e a bola sai por cima da trave, ficando o jogador dos encarnados a reclamar um alegado puxão na camisola. O árbitro manda seguir o jogo e o VAR nada assinala.
LG 60Min

As tochas que estão a ser enviadas para o relvado vêm de uma zona onde estão elementos da claque do Benfica que poderá ser bastante penalizado. Os jogadores do Benfica já deram indicações para que os adeptos encarnados párem com estas atitudes mas poderá não valer de muito, sendo que este tipo de atitudes dos adeptos poderá resultar num pesado castigo a ser imposto pela UEFA.

Sobre o jogo, o Benfica está muito melhor neste segundo tempo, já fez um golo, está a jogar mais no meio-campo contrário e procura equilibrar os acontecimentos.

RealSociedad SLB 09
62' A Real Sociead já fez saber através da rede social X (twitter) que são mesmo os adeptos do Benfica que estão a atirar tochas para dentro do relvado, apelidando de “vergonhosa” a atitude daquele adeptos
63' Remate de Zubimendi à baliza do Benfica... a bola passa a alguma distância do poste esquerdo da baliza à guarda de Trubin.
64'LG Substitui Entra Petar Musa na equipa do Benfica para a saída de Arthur Cabral
65'  A Real Sociedad joga agora de forma mais tranquila, sem grande velocidade, optando mais pelo controlo do jogo quando o resultado está favorável às suas pretensões. O conjunto basco só tem que conseguir gerir frente a um Benfica que está melhor do que no primeiro tempo mas ainda assim sem capacidade de ultrapassar a equipa da casa.
67' Mudanças agora na equipa da Real Sociedad... saem Kubo e Brais Méndez... entram no jogo Carlos Fernández e ainda Beñat Turrientes 
RealSociedad SLB 08
70' Falta apontada a Rafa, ele que melhorou muito neste segundo tempo, já apontou um golo, mas está ainda assim aquém daquilo que o Benfica pretenderá nesta partida
71'LG Substitui Saem na equipa da Real Sociedad Kubo e Brais Méndez para a entrada de Carlos Fernández e Beñat Turrientes
73' O jogo está interrompido, alegadamente porque um adepto está a sentir-se mal atrás da baliza do Benfica... vai lá a equipa médica da Real Sociedad
74' O árbitro dá indicações para que seja retomado o jogo... pontapé de canto para a Real Sociedad numa altura em que o conjunto espanhol volta a jogar em cima da baliza à guarda de Trubin.
LG 75Min A Real Sociedad baixou claramente o ritmo da partida mas continua a dominar o jogo frente a um Benfica melhor organizado mas inconsequente e sem capacidade de contrariar o melhor jogo do conjunto basco depois de uma primeira parte desastrosa em que sofreu cinco golos (!!!), ainda que dois deles tenham sido invalidados pelo VAR. 
77'LG Substitui Mais uma mudança na equipa da Real Sociedad... sai Barrenetxea para dar o seu lugar a Zakharyan
79' Remate do Benfica à baliza de Álex Remiro... é Rafa quem tenta fazer abanar as redes contrárias mas a bola vai à figura do guardião da turma basca sem outras consequências. 
80' Roger Schmidt vai mexer de novo na constituição da sua equipa... Gonçalo Guedes está junto à linha lateral para entrar no jogo.
81' Falta cometida sobre Angel Di Maria... o Benfica vai ter mais uma posse de bola dentro do meio-campo da Real Sociedad.
RealSociedad SLB 07
83' O jogo aproxima-se do final e a verdade é que não se antevê qualquer mudança que se reve qualitativo neste resultado para o Benfica.
84'LG Substitui Gonçalo Guedes, Tengstedt e Chiquinho vão a jogo... saem Di Maria, Rafa e João Mário numa tentativa do técnico Roger Schmidt em conseguir refrescar a sua equipa, isto quando há pouco mais de cinco minutos para jogar a que serão acrescidos mais alguns minutos de compensação. 
85'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo a Carlos Fernández depois de uma falta cometida sobre Otamendi.
86'LG Substitui Entra Odriozola para o lugar de Elustondo, prosseguindo o técnico da Real Sociedad a sua procura de alguma tranquilidade e gestão de esforço quando o resultado é vantajoso para a turma basca.
87' Gonçalo Guedes tentou o remate à equipa da casa mas é travado a poucos metros da entrada da grande-área da Real Sociedad e sem qualquer tipo de falta. O Benfica está bem melhor do que no primeiro tempo, mas convenhamos que melhor do que “zero” é afinal obrigatório para a turma benfiquista.
90'Arbitro Grafismos01 O árbitro Anthony Taylor dá mais quatro minutos de compensação neste jogo.
90'+02' Discussão de bola no meio_campo defensivo do Benfica... a Real Sociedad mantém a bola longe da sua baliza, gerindo o jogo e a vantagem no mesmo.
90'+03' Os adeptos da Real Sociedad fazem a festa nas bancadas da Real Arena... a sua equipa vai apurar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
LG Fim

Termina o jogo em San Sebastian, o Benfica está fora da Liga dos Campeões!!!

Derrota incontestável do Benfica frente à Real Sociedad na Liga dos Campeões num jogo em que ficou evidente a total ausência de organização ou de ideias da parte do Benfica, que evidenciou uma total desorientação táctica perante um adversário que aos 21 minutos já tinha marcado cinco golos, ainda que dois tenham sido anulados pelo VAR, num jogo em que a turma basca poderia mesmo ter conseguido um sexto golo e quarto válido, o que só não aconteceu ao minuto 28' porque a Real Sociedad falhou a transformação de uma grande penalidade.

O Benfica perde feio, sem chama nem glória, a poucos dias dos encarnados receberem no Estádio da Luz o seu grande rival, o Sporting, em jogo da I Liga, uma partida em que os encarnados irão entrar sem ânimo e marcados por esta derrota em San Sebastian, num ambiente de crise que Roger Schmidt já deu nota de que não consegue inverter, e que um resultado negativo no domingo frente aos leões só irá agravar, porventura obrigando o presidente dos benfiquistas, Rui Costa, a agir sobre os destinos imediatos do clube da Luz e, quiçá, da sua equipa técnica de quem muitos adeptos já pedem para que rolem cabeças no universo benfiquista.

A verdade é que o Benfica foi ao País Basco jogar com um esquema táctico em que era fácil antever enormes dificuldades para o Benfica em conseguir segurar o jogo veloz e bem oleado e determinado da Real Sociedad, algo que aconteceu como muitos puderam antever, com a turma basca a somar três golos válidos nos primeiros 21 minutos, frente a um Benfica que só na segunda parte conseguiu dar um ar da sua graça, assinando aquele que, será bom reforçar, foi o único golo do Benfica nesta campanha da Liga dos Campeões em quatro jogos disputados.

 

PUB

600 90 rodape

 

Pin It