Três golos de Pizzi ainda no primeiro tempo colocaram o Benfica de forma confortável na liderança de um jogo que ao intervalo parecia resolvido e entregue aos "encarnados". Só que depois de estar a vencer por 3-0, o técnico Rui Vitória resolveu mexer na sua equipa, permitindo até algum descanso a alguns dos seus titulares absolutos, como o grego Fejsa ou o extremo Cervi, e coesão e intensidade do jogo do Benfica caíram a pique, conseguindo o Vitória dois golos em seis minutos, aos 75' e 81'.

A ansiedade ainda pairou sobre as bancadas do Estádio da Luz que minutos antes chegou a fazer a célebre 'hola' mexicana, temeram os adeptos do Benfica que a sua equipa ainda cedesse um empate, principalmente depois de André André e Celis terem feito dois golos para os vimaranenses, e ficou clara a determinada altura alguma falta de coesão na linha média dos "encarnados", um cenário que esteve montado sobre o relvado cerca de 10 a 12 minutos.

O Benfica ganhou e mereceu acumular os três pontos nesta primeira jornada da I Liga e estará agora motivado para enfrentar o Fenerbahce, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, um jogo onde irá primar pela ausência Luís Filipe Vieira, o presidente dos "encarnados" que foi o grande ausente do jogo desta sexta-feira no Estádio da Luz depois de ter sido internado ontem, quinta-feira, devido a uma indisposição súbita.

Apostando no mesmo "onze" que escalou para o jogo da passada terça-feira disputado frente ao Fenerbahce, o técnico Rui Vitória terá pretendido tirar o melhor partido da boa prestação que esta equipa já havia conseguido no jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas também consolidar este "onze" que tudo indica que seja nesta altura o mais forte à disposição do treinador das águias.

180810 Benfica Guimaraes 02

180810 Benfica Guimaraes 10

Como guião para esta partida, a equipa da casa entrava em campo com a missão de resolver o jogo cedo para depois poder controlar a partida sem grandes desgastes, consciente de que tem pela frente um importante jogo na próxima terça-feira na Turquia, e a verdade é que os três golos de Pizzi no primeiro tempo não poderiam ter servido melhor essa meta dos "encarnados". Refira-se, aliás, que o Benfica poderia ter chegado ao intervalo com uma vantagem ainda maior, isto porque Ferreyra, à passagem do minuto 17, quando foi chamado a tentar converter uma grande penalidade por falta de Rafa Soares sobre Salvio, acabou o argentino por permitir a defesa a Douglas.

Ferreyra perdeu a oportunidade soberana para fazer o segundo golo do jogo, mas este viria a aparecer a partir dos pés de Pizzi, à meia-hora, mas também o terceiro ao minuto 38', antes respondendo a preceito a uma assistência de André Almeida e depois num lance em que Ferreyra, sem tocar na bola, com um simples movimento de corpo, tirou um defesa do caminho da bola e permitiu que Pizzi ficasse isolado para o 3-0.

Há que referir que o Vitória de Guimarães não foi apesar de tudo um adversário fácil para os "encarnados" e a bem da verdade poderia mesmo ter marcado também um golo no primeiro tempo, nomeadamente ao minuto 20 quando João Carlos Teixeira atirou para uma boa defesa de Vlachodimos e Tyler Boyd, na recarga, a acertar no poste esquerdo da baliza do Benfica. O Vitória perdeu assim a oportunidade de fazer o seu golo no primeiro tempo da partida que, a bem da verdade, seria merecido pela boa resposta que a turma vimaranense procurou dar sempre ao melhor futebol do Benfica.

180810 Benfica Guimaraes 11

180810 Benfica Guimaraes 12

Depois do intervalo tudo mudou

A vencer por três golos sem resposta, o Benfica regressou do intervalo com a tranquilidade de quem tem o jogo controlado e manteve o domínio dos acontecimentos até ao minuto 71, altura em que Rui Vitória determinou as primeiras mudanças na sua equipa, procurando dar descanso a elementos-chave pensando já no jogo de terça-feira em Instambul. A primeira mudança até aconteceu ao minuto 65, com a saída de Cervi para a entrada de Rafa, que tardou em descer pelo corredor esquerdo ao mesmo nível do que vinha a fazer o argentino, mas a primncipal mudança aconteceu ao minuto 71, com a troca de Fejsa por Alfa Semedo, com este jovem a não conseguir estar à altura do que vinha a fazer o grego dos "encarnados". A capacidade do Benfica em segurar o jogo no meio-campo desceu a pique e a verdade é que quatro minutos depois de estar a jogar sem Fejsa o Benfica consentiu o primeiro golo da nova época, com André André a fazer o 3-1 ao minuto 75.

O Benfica acusou o golo sofrido, era evidente por esta altura que a equipa encarnada já conseguia segurar a posse de bola no meio-campo do Vitória, isto numa altura em que o técnico benfiquista operava outra alteração com a chamada de Zivkovic para o lugar de Sálvio. O Benfica não se reencontrava e o Vitória de Guimarães acabou mesmo por tirar partido disso mesmo quando, ao minuto 81, Celis, ex-jogador do clube da Luz agora ao serviço do Vitória, fazia o 3-2 para os vimaranenses e reabria em absoluto o jogo em face da vantagem agora tangencial do Benfica.

180810 Benfica Guimaraes 01

180810 Benfica Guimaraes 14

Foi determinante por essa altura para o Benfica a acção de elementos como Pizzi — para além do hat-trick, o 21 do Benfica foi nomeado no final o melhor em campo —, Jardel, André Almeida ou até o recém-entrado no jogo Zivkovic para colocar um pouco de gelo no futebol do Vitória de Guimarães, acabando o jogo com uma vitória tangencial e alguma ansiedade junto dos adeptos, algum de algum modo estranho já que até ao minuto 75, altura em que André André fez o primeiro golo do Vitória, tudo parecia mais que decidido e de forma fácil com o hat-trick de Pizzi.

Depois de três minutos de compensação dados pelo árbitro João Pinheiro o jogo terminou mesmo com o triunfo justificado do Benfica, perante um Vitória de Guimarães que assinou uma bela recuperação fazendo tremer a confiança do Benfica. Os “encarnados” acabaram ainda assim por justificar o triunfo, mas ficou a convicção de há no plantel às ordens de Rui Vitória alguns elementos que tal como na temporada passada continuam a ser preponderantes e indiscutíveis. Fejsa é claramente um deles, e Alfa Semedo, embora possuidor de qualidade, está vários furos abaixo do que sabe e pode o seu companheiro grego.

Tendo entrado no campeonato da I Liga da melhor forma, com uma vitória e três golos de Pizzi, o Benfica terá agora que jogar na próxima terça-feira em Instambul frente ao Fenerbahce.

texto: Jorge Reis
fotos: Carlos Rodrigues e ©SLBenfica

Pin It