VITÓRIA G.

 0

0

BENFICA


O Benfica teve este sábado um importante teste na cidade-berço, frente ao Vitória de Guimarães, um jogo em que uma vitória dos encarnados permitia um avanço de cinco pontos para FC Porto e Sporting de Braga, mas que terminou com um empate sem golos, fruto do bom jogo do conjunto vimaranense a conseguir quase sempre ter a segunda bola para si num jogo equilibrado que termina com um resultado junto para as duas formações. Um percalço dos encarnados resultaria num encurtar da distância do conjunto às ordens de Roger Schmidt para os seus mais directos perseguidores, mas o certo é que a liderança do campeonato da I Liga por parte do Benfica não estava desde logo em causa.

À partida para esta partida, o Benfica era a única equipa sem derrotas, condição de invicta que mantém, isto depois de ontem o Sporting de Braga ter consentido uma primeira derrota frente ao FC Porto, por 4-1, sabendo-se que um triunfo da turma benfiquista permitia que os benfiquistas continuassem em busca de bater o recorde de 15 vitórias consecutivas que vai continuar na posse do antigo técnico sueco dos encarnados Sven Goran Erickson. Do lado do Vitória de Guimarães, que partiu para este jogo com 10 pontos na nona posição, tido sempre como um complicado adversário quando joga em casa seja contra quem for que surja como adversário, conseguiu controlar o bom jogo interior do Benfica e mereceu completamente o empate final.

Nota importante para o erro de arbitragem cometido ao minuto 62' quando o árbitro Rui Costa deixou por assinalar uma grande penalidade de Florentino sobre André André no que seria uma oportunidade clara de golo para o Vitória de Guimarães. A verdade é que Rui Costa nada assinalou, o VAR Luís Ferreira também não fez questão de chamar a atenção do árbitro para o lance e o jogo prosseguiu, no nosso entender, com uma grande penalidade por assinalar.

texto: Jorge Reis
fotos: ©Twitter

FeAfGg XwAIhjyo 
0' A jogar em casa, o Vitória de Guimarães recebe este sábado a formação do Benfica num jogo que o técnico dos encarnados anteviu como muito complicado, consciente das dificuldades que o conjunto vimaranense impõe a quem visita o Estádio Dom Afonso Henriques.
FeAeZ nXkAASKMr 
Arbitro Grafismos01

O árbitro designado para este jogo é Rui Costa, auxiliado por João Bessa Silva e Carlos Martins.

0' O quarto árbitro é Pedro Ferreira, com Luís Ferreira como VAR e Sérgio Jesus como VAR Assistente.
0' Já há onzes para este jogo em Guimarães.
 
VitoriaGuimaraes0'

VITÓRIA DE GUIMARÃES - Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Danilo e Nuno Mendes; William, Rúben Neves e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

0' No banco de suplentes, Moreno, o técnico do Vitória, possui como opções Celton Biai, Lameiras, Safira, Matheus Índio, Ogawa, Dani Silva, Tounkara, Johnston e Janvier.
0' O Vitória de Guimarães assinala o centenário clube e o público não deixa de celebrar esta efeméride.
 
Benfica010' BENFICA - Unai Simón; Carvajal, Hugo Guillamón, Pau Torres e Gayà; Rodri, Koke e Carlos Soler; Ferran Torres, Pablo Sarabia e Morata.
0' No banco do Benfica, Roger Schmidt pode contar com Helton, Gilberto, Aursnes, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Ristic, Brooks, Musa e Draxler.
1' Já se joga no Estádio Dom Afonso Henriques
4' 

Primeiro ataque do Vitória com com Jota a aparecer pelo lado direito a rematar à baliza de Vlachodimos, mas a bola sai pela linha de fundo sem perigo para o Benfica.

8' O Vitória de Guimarães entra muito bem no jogo, mais pressionante, com mais posse de bola e a procurar recuperar rapidamente o ataque ao meio-campo do conjunto visitante, ainda que sem consequências práticas.
9' Do lado do Benfica nota-se ainda um compasso de espera, procurando controlar as investidas mais forte do Vitória na expectativa de que o jogo possa acalmar um pouco para procurar aí a posse de bole e a consequente construção ofensiva que ainda não se viu por parte dos jogadores de Roger Schmidt.
12'  Livre frontal à baliza do Benfica depois de uma falta de Otamendi. Do lance não resulta qualquer lance digno de registo. 
LG 15Min Com a possse de bola equilibrada entre os dois conjuntos, é ainda assim o Vitória de Guimarães que consegue ter mais bola no meio-campo adversário, impedindo o Benfica de aparecer em transição ofensiva como gostam os pupilos de Roger Schmidt.
 19' Bom remate de Nélson da Luz com António Silva a interceptar a trajectória da bola e esta a sair pela linha de fundo sem perigo para a baliza à guarda de Vlachodimos. 
FeA7oQBX0AEQAuE
 21' O Vitória continua muito bem no jogo, sem qualquer receio perante o valor e as credenciais que o Benfica apresenta nesta visita a Guimarães, transportando 13 vitórias em igual número de jogos disputados na presente época.
LG 30Min  É o Vitória quem continua a impor o ritmo do jogo, ainda que o Benfica consiga agora impedir as transições mais rápidas do conjunto vimaranense, começando a surgir um maior equilíbrio entre os dois conjuntos em campo. O Benfica tem ainda assim maiores dificuldades em encontrar as melhores posições na zona de finalização.
32' Draxler, Chiquinho e Diogo Gonçalves são lançados por Roger Schmidt para aquecimento na equipa do Benfica. 
34' Primeiro pontapé de canto a favor do Benfica neste jogo.
38'  Lance ofensivo protagonizado pelo Benfica com João Mário a entrar na área vimaranense com perigo para a baliza de Varela.
39' Pontapé de canto para o Benfica... é o segundo consecutivo.
Arbitro Amarelo0141' Cartão amarelo para André André por carga sobre Florentino.
44' O jogo aproxima-se do intervalo com as duas equipas a lutarem muito ao meio-campo mas sem conseguirem remates enquadrados a qualquer das balizas.
LG Intervalo Não há descontos neste primeiro tempo... tempo de intervalo com o “nulo” a prevalecer no marcador.
--

Ao intervalo registam-se os números do primeiro tempo, com o Benfica a terminar os primeiros 45 minutos com maior posse de bola (59') contra 41' do lado da equipa da casa.

Como nota de curiosidade, nos primeiros 45 minutos foram realmente jogados 27'52'', o que dá qualquer coisa como 61,7% do tempo com a bola a rolar.

-- Paulinho Cascavel, nome história do Vitória de Guimarães, desce agora ao relvado do Estádio Dom Afonso Henriques sendo aplaudido pelos adeptos vimaranenses.
46' Já se joga no Estádio Dom Afonso Henriques
47' Pontapé de canto para o Vitória de Guimarães que procura entrar em campo neste segundo tempo com a mesma toada ofensiva que marcou o seu futebol nos primeiros 45 minutos.
Arbitro Amarelo0148' Cartão amarelo para Bamba por carga sobre Rafa Silva.
50' Livre directo em frente à baliza do Vitória... Grimaldo remata forte mas a bola vai à figura de Varela.
Arbitro Amarelo0152' Cartão amarelo para Rafa por protestos.
Arbitro Vermelho0153' Discussões entre as duas equipas técnicas... o árbitro Rui Costa aproxima-se da linha lateral e dá dois cartões vermelhos para dois elementos das equipas técnicas que ali discutiam.
55'  O Benfica entrou melhor no jogo para este segundo tempo, conseguindo impedir as constantes subidas da equipa da casa no terreno de jogo.
56' Remate de Enzo Fernandez a tentar tirar proveito da segunda bola mas esta sai pela linha de fundo sem perigo para a baliza à guarda de Varela.
FeA7oDAX0AAG6 p
LG 60Min  O Benfica surge agora com mais posse de bola (62%) e depois de um primeiro tempo em que o Vitória dominou, é agora o Benfica quem produra terrenos ofensivos para poder shegar ao golo.
Arbitro Grafismos0162' André André cai na grande área do Benfica ao procurar ultrapassar Florentino... o árbitro Rui Costa está bem colocado e nada assinala mas ficam dúvidas quanto a uma possível grande penalidade que poderia ser favorável ao Vitória. Erro quanto a nós na decisão do árbitro e também no VAR que terá considerado que a boa colocação em campo de Rui Costa terá permitido a melhor análise.
FeA9o8bXoAESbfI
LG Substitui63' Entram na equipa do Vitória  Ruben Lameiras e Alisson Safira... saem Jota Silva e Anderson.
65' Aursnes, Musa e Draxler são chamados ao banco do Benfica para possível entrada em jogo.
FeA4OTdWYAMbxNy
70'  Saem do jogo Neres, Florentino e Gonçalo Ramos, entram então Aursnes, Draxler e Musa.
Arbitro Grafismos0173' Rui Costa assinala grande penalidade por uma suposta carga de Vlachodimos sobre Safira, mas o VAR analisa e diz ao árbitro para ir ver o lance...
Arbitro Amarelo0174' Decisão corrigida, Rui Costa retira a grande penalidade, retira também o cartão amarelo a Vlachodimos e mostra a cartolina amarela a Safira por simulação.
LG 75Min Estão nas bancadas do Estádio Dom Afonso Henriques 19.231 espectadores.
77'  Pontapé de canto favorável ao Benfica... Diogo Gonçalves está pronto para entrar na equipa do Benfica.
LG Substitui80' Nova alteração no Benfica... sai João Mário e entra Diogo Gonçalves.
LG Substitui82'  Mudanças agora na equipa do Vitória... saem Afonso Freitas e Nelson da Luz para as entradas de Ogawa e Johnston.
Arbitro Grafismos0190'  O árbitro Rui Costa dá mais 07 minutos de compensação neste jogo que ameaça terminar sem golos.
FeA89LFX0AEx68T
Arbitro Vermelho0190'+01' Mais um cartão vermelho para um elemento da equipa técnica do Vitória.
LG Substitui90'+02' Entra Brooks para o lugar de Rafa com o Benfica a querer jogar directo no ataque.
Arbitro Amarelo0190'+03' Cartão amarelo para Ruben Lameiras depois de “bate boca” com Brooks.
LG Substitui90'+04' Sai na equipa do Vitória André André para a entrada de Dani Silva.
90'+05' John Brooks entrou para a frente de ataque mas fica claro que o jogador não possui rotina em movimentos ofensivos e o Benfica não consegue retirar daí quaisquer dividendos positivos para a sua equipa.
LG Fim90'+07'

Final do jogo em Guimarães... primeiros pontos perdidos pelo Benfica que soma assim um empate no terreno do Vitória.  O Benfica permanece invicto na frente do campeonato agora com três pontos de vantagem sobre FC Porto e Sporting de Braga.

Notas positivas, em primeiro lugar, para o jogo do Vitória de Guimarães, que consegurar anular a influência de Florentino e Enzo no miolo do terreno, conseguindo sempre manter os melhores caminhos para a sua baliza tapados, e em segundo lugar para o médio defensivo Bamba, jogador vimaranense que foi claramente o melhor homem em campo.

À oitava jornada, o Benfica cede os primeiros pontos no campeonato, neste jogo frente ao Vitória de Guimarães, uma situação idêntica à que se passou na pretérita temporada quando também à oitava jornada o Benfica perdeu pontos, então numa derrota frente ao Portimonense.

Nota ainda para a prestação do árbitro Rui Costa que fica marcada por uma decisão polémica no lance de possível grande penalidade que poderá ter sido cometida por Florentino sobre André André, ao minuto 62'. É certo que o árbitro estava bem colocado e o VAR nada referiu seguindo o jogo sem mais reparos.

O Benfica terá agora que virar atenções para o jogo da próxima quarta-feira, no Estádio da Luz, a disputar frente ao Paris Saint-Germain em partida da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pin It