Deputada do Partido Comunista Português entre 1980 e 2007 e ex-membro do comité central, Odete Santos morreu esta terça-feira, aos 82 anos, segundo noticiou o partido em comunicado.

Odete Santos nasceu em Lisboa em 1941, tendo dedicado a sua vida ao ativismo político e à defesa dos direitos dos trabalhadores. Em 1958 ingressou no Partido Comunista Português (PCP), tornando-se uma das principais vozes do partido ao longo de sua carreira política, vindo a ser eleita deputada à Assembleia da República por várias legislaturas, sempre representando o distrito de Setúbal.

Durante os seus mandatos, ela defendeu fervorosamente os direitos dos trabalhadores, a igualdade de género e a justiça social. Conhecida pela sua eloquência e firmeza nas discussões parlamentares, sempre lutando pelos interesses daqueles que representava, Odete Santos foi também uma escritora prolífica, publicando diversos livros sobre política, história e sociedade.

As suas obras refletiam a sua visão crítica sobre o sistema capitalista e o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, deixando na hora da sua morte como legado um exemplo de compromisso e luta pelos direitos humanos e sociais.

LusoNotícias
PUB
600 90 rodape

 

Pin It