GbAXDrHWsAAARfR

FC Porto goleia em casa do AVS (5-0) com hat-trick de Samu

Depois das vitórias do Sporting em Famalicão (3-0) e do Benfica na recepção ao Rio Ave (5-0), também o FC Porto cumpriu o seu objectivo no seu jogo referente à nona jornada do campeonato da I Liga ao vencer no terreno do AVS, por 5-0, com uma excelente exibição numa partida em que o avançado espanhol Samu Omorodion, ao marcar três dos cinco golos dos dragões, permitindo que o FC Porto saísse para o intervalo a vencer já por 4-0 (o primeiro golo do jogo foi apontado por Nico González), com Rodrigo Mora a fechar a contagem no jogo com o quinto golo ao minuto 88′. Deste modo, os três “grandes” continuam a lutar pela liderança da I Liga, com o Sporting na frente, com o FC Porto a três pontos e o Benfica a oito, ainda que os encarnados tenham um jogo a menos no calendário do campeonato.

Sobre o jogo do FC Porto na Vila das Aves frente ao AFS, esta equipa, a jogar em casa, surgiu com um onze construído com os seus jogadores mais utilizados, tendo o técnico Vítor Campelos apostado no regresso à titularidade de nove jogadores que não tinham entrado de início no jogo da Taça de Portugal. Foram assim titulares neste jogo pelo AVS o guarda-redes mexicano Ochoa, ainda Fernando Fonseca, Roux, Devenish e Kiki, também Gustavo Assunção e Jaume Grau, jogando na linha média Tunde, Piazon e John Mercado, procurando surgir este trio mais próximo do avançado Zé Luís.

Já do lado do FC Porto, Vítor Bruno apostou em Diogo Costa para a baliza, um quarteto defensivo formado por Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló e Francisco Moura, também Nico González e Alan Varela na ligação com a linha média ofensiva, e esta formada por Pepê, Fábio Vieira e Namaso com Samu como o ponta-de-lança no esquema tático dos dragões. Com esta formação, o FC Porto entrou forte na partida, dominando o jogo e criando as primeiras oportunidades de golo, acabando mesmo por marcar à passagem do minuto 22′ por Nico González, num lance iniciado a partir de um pontapé de canto tendo sido Fábio Vieira a fazer a assistência para o golo do médio espanhol.

Aberta a contagem para o FC Porto, o AVS procurou responder e acabou por dar mais espaço ao jogo ofensivo da turma portista, aparecendo então Samu a brilhar a grande altura com três golos antes do intervalo. Ao minuto 33′, na sequência de uma jogada pelo corredor direito, com Martim Fernandes a cruzar para o interior da área do AVS, serviu da melhor forma Samu que, depois de amortecer a bola com o peito, rematou de pé direito levando a bola a entrar na baliza de Ochoa junto ao primeiro poste.

O FC Porto dominava o jogo a seu belo prazer e o terceiro golo apareceu naturalmente, ao minuto 39′, uma vez mais por Samu, ele que assim faturou o seu 10º golo com a camisola da FC Porto na presente época. Fábio Vieira e Martim Fernandes construíram toda a jogada, o lateral cruzou já junto à linha de fundo e Samu, saltando mais alto que os centrais na pequena área, desviou a bola de cabeça para o fundo das redes da balia de Ochoa.

Não contente com os dois golos já conseguidos, Samu Omorodion voltaria a faturar à beira do intervalo, ao minuto 45’+01′, na resposta a uma assistência de Pepê a partir do lado esquerdo do ataque. Samu teve tempo para receber a bola, contornar Ochoa e fazer o seu terceiro golo e o quarto dos dragões, resolvendo a partida quando havia ainda todo um segundo tempo para jogar. Com Pepê em grande pelo lado esquerdo, e com um corredor direito brilhantemente preenchido por Martim Fernandes e Fábio Vieira, o FC Porto construiu os melhores lances e Nico, mas principalmente Samu, revelaram-se determinantes para a construção da goleada azul e branca sobre o AVS.

Para a etapa complementar restava ao FC Porto manter o domínio do jogo, o AVS ainda procurou mudar alguma coisa com Vítor Campelos a chamar ao jogo Vasco Lopes, Kamate e Jonatan Lucca logo ao minuto 46′, vindo a responder Vítor Bruno que, no FC Porto, acabaria por apostar em Zé Pedro, André Franco e Rodrigo Mora, jogadores chamados ao jogo ao minuto 64′. Pouco depois também João Mário e Stephen Eustáquio puderam ter alguns minutos em jogo pelo FC Porto, acabando o jogo com mais um golo para a formação visitante, o quinto dos dragões. Ao minuto 88′, Rodrigo Mora conseguiu ter o melhor controlo sobre a bola, acabando por fazer o quinto golo enviando a bola para o fundo da baliza de Ochoa sem hipótese para este, acabando o guardião mexicano por sofrer cinco golo num jogo em que conseguiu ainda assim uma boa exibição, impedindo um mal maior para o conjunto do AVS.

O FC Porto manteve assim os dois pontos de distância para o líder Sporting no campeonato, tendo agora que concentrar atenções no jogo a disputar na próxima quinta-feira, frente ao Santa Clara, referente à quarta jornada da Taça da Liga. Já o AVS, regressa à acção no próximo domingo, dia 3, na recepção ao Famalicão, em jogo da 10ª jornada do campeonato da I Liga.

José Andrade / LusoNotícias

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!