REIS5106

FC Porto viajou até à Amadora para vencer o Sintrense na Taça de Portugal

Com golos de Galeno, Iván Jaime e Djaló, o FC Porto venceu este domingo o Sintrense, clube que lidera a série D do Campeonato de Portugal, por 3-0, no Estádio José Gomes, na Reboleira, casa emprestada ao clube de Sintra no qual este pôde receber os dragões no jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

No final de um fim-de-semana em que já antes também o Sporting e o Benfica tinham eliminado os seus opositores nesta eliminatória, como o LusoNotícias já aqui deu conta, restava ao FC Porto cumprir o seu favoritismo frente ao modesto Sintrense, clube que deixou ainda assim uma imagem positiva num jogo entre David e Golias no qual o Golias ganhou a contenda, provando que a história bíblica apenas se verifica em situações de excepção.

Para este jogo, o técnico portista, Vítor Bruno, escalou uma equipa com alguns elementos menos utilizados do seu plantel, deixando de fora alguns elementos normalmente titulares e que nesta partida puderam descansar, como o guarda-redes Diogo Costa, os centrais Pepê ou Otávio, ou ainda o jovem avançado espanhol Samu, ele que esteve no banco mas que não chegou a ser utilizado nesta partida com a equipa de Sintra. Assim, e para além do guarda-redes Cláudio Ramos, foram titulares neste jogo os defesas Martim, Nehuen, Tiago Djaló e Wendell, ainda os médios Gonçalo Borges, Fábio Vieira, Varela e Galeno, aparecendo na frente Iván Jaime e Fran Navarro.

Do lado do Sintrense, porém, a aposta foi no seu melhor onze, com o técnico Pedro D’Oliveira a escalar uma equipa com o guarda-redes Rodrigo Dias, uma primeira linha defensiva formada por Leandro Bral, Rodrigo Luís, Francisco Gomes e Francisco Dias, uma segunda linha onde apareceram Chiquinho, Tomás Martins, Diogo Santos, André Silva e Pipas, o capitão da equipa que antes do jogo recebeu uma camisola alusiva aos 100 jogos realizados pelo Sintrense, e ainda Edney Ribeiro.

Aliás, sobre este jogador, há que dar conta que foi o avançado do Sintrense que teve ao longo do jogo uma missão ingrata, isto porque mostrou ter força, procurou muitas vezes jogar com o corpo e usar a sua compleição física para receber e segurar a bola, mas sem apoio acabou por fazer muito pouco em termos efectivos frente a um adversário que, mesmo sem jogar particularmente bem, foi superior e jogou o suficiente para justificar a vitória por um resultado tranquilo.

Logo à passagem do minuto 13′, Fran Navarro colocou a bola dentro da baliza do Sintrense mas, num jogo sem VAR, o árbitro auxiliar assinalou um fora-de-jogo e o golo foi por isso anulado. Quase ao mesmo tempo, Wendell acusava problemas físicos, algo que viria a repetir-se pouco depois ao minuto 23′, obrigando o técnico portista a mexer na sua equipa, chamando ao jogo Francisco Moura.

Logo depois, no minuto seguinte, Gonçalo Borges apareceu no corredor direito a cruzar para o interior da área do Sintrense onde apareceu Galeno com um vistoso pontapé de bicicleta a fazer o primeiro golo do jogo, à passagem do minuto 24′.

O Sintrense não incomodava Cláudio Ramos, o camisola 9 da equipa do Campeonato de Portugal, Edney Ribeiro, raramente recebia a bola em condições ou com apoio que lhe permitisse fazer algo mais, e o jogo manteve-se de sentido único na direção da baliza à guarda de Rodrigo Dias.

Acabou assim o FC Porto por faturar mais dois golos no segundo tempo, aos minutos 53′ e 58′, respectivamente por Iván Jaime e Tiago Djaló, golos que viriam a fechar o resultado num jogo em que venceu a equipa mais forte e com maiores argumentos, perante um adversário que saiu de cabeça erguida, consciente de que não permitiu um resultado menos equilibrado que até seria compreensível mas não foi averbado pelo FC Porto.

No final, num jogo que terminou em ambiente de festa e que levou até à Reboleira 6.465 pessoas que encheram as bancadas do Estádio José Gomes, na sua maioria adeptos dos dragões, a equipa do FC Porto garantiu o triunfo, seguiu em frente na Taça de Portugal e pode agora concentrar atenções nos próximos compromissos, nomeadamente o embate com o Hoffenheim, na quinta-feira, dia 24, referente à Liga Europa, um jogo no qual Vítor Bruno poderá usar uma equipa bem mais próxima da formação mais forte dos azuis e brancos.

Já o Sintrense, cumprida a sua passagem pela presente edição da Taça de Portugal, voltará ao Campeonato de Portugal, tendo pela frente a recepção ao Estrela da Amadora B no próximo domingo, 27 de Outubro.

texto: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!