Vida de Carlos Paredes em livro no centenário do guitarrista
‘Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo’ é o título do livro comemorativo do centenário do nascimento do músico, compositor e mestre da guitarra portuguesa. Será lançado a 12 de fevereiro, pelas 18h, no Auditório da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
O livro, da autoria de Octávio Fonseca, narra a história do percurso musical do grande mestre da guitarra portuguesa, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento – efeméride que será marcada por diversas iniciativas, a começar com o espetáculo ‘100 PAREDES’, no próximo dia 15, em Coimbra.
Octávio Fonseca, investigador da música popular feita em Portugal, com obras já editadas sobre José Mário Branco e José Afonso, avalia e discute o percurso musical de Carlos Paredes, através dos seus discos, recorrendo a críticas e entrevistas publicadas na imprensa da época.
O livro inclui um duplo CD com um concerto inédito de Carlos Paredes, a 31 de Março de 1984, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, e também o álbum ‘Meister Der Portugiesischen Gitarre’ (‘Mestre da Guitarra Portuguesa’), um disco gravado em Fevereiro de 1977 durante o 7.º Festival de Canção Política em Berlim, completamente inédito em Portugal.
O livro comporta ainda três portfólios fotográficos de Augusto Cabrita, Inácio Ludgero e Luís Paulo Moura.