Com a época dos Festivais de Verão em pleno, regressa esta semana a Lisboa o MEO Kalorama para a sua edição de 2025, prometendo mais uma vez agitar Lisboa com um dos eventos mais esperados no panorama musical. Mantendo a sua localização habitual, o festival irá transformar o Parque da Bela Vista num epicentro de cultura, música e arte durante três dias que apontam para ser inesquecíveis.
A edição de 2025 do MEO Kalorama decorre já a partir de amanhã, de 19 a 21 de Junho, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, um espaço sobejamente conhecido pela sua vasta área verde e boa acessibilidade. Estamos assim perante o cenário ideal para acolher os múltiplos palcos e as diversas experiências que o festival oferece, relativamente ao qual a proximidade a transportes públicos e a infraestruturas de apoio torna-o um local privilegiado para eventos desta dimensão.
Pet Shop Boys e Sevdaliza
na abertura do cartaz
O MEO Kalorama é reconhecido por um cartaz que cruza grandes nomes internacionais com talentos emergentes, abrangendo uma vasta gama de géneros musicais. Para a edição de 2025, os fãs podem esperar uma seleção cuidada que reflete as tendências musicais do momento e clássicos intemporais.
Entre os nomes agendados para subir aos palcos do Kalorama 2025, destacam-se desde logo os Pet Shop Boys, um duo britânico de synth-pop e música eletrónica, formado em 1981 por Neil Tennant (vocalista, teclados) e Chris Lowe (teclados, programação), amplamente reconhecidos como um dos grupos de maior sucesso comercial e crítico na história da música britânica, com vendas estimadas em mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. A sua música é caracterizada por sons sintetizados, a par da voz melancólica e inconfundível de Neil Tennant.
Já esta quinta-feira, no Parque da Bela Vista, temas como “West End Girls”, “It’s a Sin”, “Opportunities (Let’s Make Lots of Money)”, “Always on My Mind” e “Go West” deverão permitir o agrado dos muitos festivaleiros que deverão acorrer ao espaço do MEO Kalorama, certamente em busca de uma banda que continua a ser uma influência significativa para muitos artistas e a lançar nova música e a fazer digressões.
Os Pet Shop Boys serão assim os nomes em destaque no primeiro dia deste festival, lado a lado com outros nomes como o de Father John Misty, nome artístico de Joshua Michael Tillman, um músico, cantor e compositor americano conhecido pela sua abordagem irónica, satírica e, por vezes, excêntrica à música e às suas performances.

Ainda no primeiro dia do MEO Kalorama, destaque para a iraniana Sevdaliza, nome artístico de Sevda Alizadeh, uma cantora, compositora e produtora musical iraniana-holandesa nascida em Teerão, em 1987, conhecida pela sua abordagem inovadora e experimental à música, que mistura elementos de diversos géneros e é frequentemente acompanhada por uma forte componente visual.
A britânica FKA Twigs é
nome forte na sexta-feira
Olhando para o cartaz de 2025 do MEO Kalorama, e dando maior atenção ao segundo dia, sexta-feira, 20 de Junho, encontramos FKA Twigs, que o mesmo é dizer Tahliah Debrett Barnett, uma cantora, compositora, produtora musical, dançarina e atriz britânica, nascida em 1988. Amplamente reconhecida como uma das artistas contemporâneas mais importantes e inovadoras, com um trabalho que desafia géneros e incorpora uma forte componente visual e performática, a sua música é difícil de categorizar devido à sua constante experimentação e fusão de estilos.
A sua voz, que abrange um registo de soprano, é tanto etérea quanto poderosa, e é frequentemente manipulada e sobreposta para criar paisagens sonoras únicas. As suas letras são introspectivas, abordando temas como amor, vulnerabilidade, sexo, identidade e superação de adversidades. Refira-se que antes de iniciar a sua carreira musical a solo, FKA Twigs trabalhou como dançarina de apoio para vários artistas de renome, incluindo Kylie Minogue, Plan B e Jessie J.
Ainda no cartaz para sexta-feira está Azealia Amanda Banks, uma rapper, cantora e compositora americana nascida em 1991, em Nova Iorque, conhecida pela sua fusão de géneros musicais e pela sua personalidade franca e muitas vezes controversa. Apontada como uma figura proeminente e inconfundível na música contemporânea, deverá passar pelo palco MEO às 21h40, imediatamente antes dos Scissor Sisters, banda americana de pop rock, formada em Nova Iorque no ano 2000 e actualmente composta por Jake Shears (vocalista principal), Babydaddy (vários instrumentos, segundo vocal), Del Marquis (guitarra, baixo) e Randy Real (bateria).

Damiano David e Jorja Smith
no Palco MEO no dia de encerramento
O programa de sábado, 21 de Junho, já com o fecho de mais edição no horizonte, terá em destaque os nomes de Damiano David, um cantor e compositor italiano, mais conhecido como o carismático vocalista da banda de rock Maneskin, e ainda Jorja Smith, aclamada cantora e compositora britânica nascida em 1997, cujo estilo musical é uma mistura elegante de R&B, soul, trip-hop e elementos de jazz, hip-hop e UK garagem.
Sobre o primeiro, Damiano David, nascido em 1999, ganhou fama global quando os Maneskin venceram o Festival de Sanremo e, subsequentemente, o Festival Eurovisão da Canção em 2021 com a música “Zitti e buoni”. O seu estilo musical e o dos Maneskin é uma fusão enérgica de rock, glam rock, pop rock e funk rock, com uma forte presença de palco e uma atitude irreverente. Dotado de uma voz poderosa e versátil, Damiano é capaz de transitar entre o lado mais agressivo do rock e melodias mais suaves.
Em setembro de 2024, Damiano David lançou a sua carreira a solo com o single “Silverlines”, seguido por “Born With A Broken Heart”, explorando um som mais focado no pop-rock teatral e orquestral, embora tenha confirmado que continuará a fazer parte dos Maneskin. O seu álbum de estreia a solo, “Funny Little Fears”, foi lançado já no corrente ano de 2025 e deverá permitir a base para a sua prestação no palco MEO no Parque da Bela Vista.
Já em relação a Jorja Smith, cresceu em Walsall, West Midlands, e começou a escrever canções aos 11 anos, sendo uma das vozes mais celebradas da nova cena soul britânica, ganhando reconhecimento pela sua voz suave e expressiva e pelas suas letras introspectivas. Alcançou grande destaque com singles como “Blue Lights”, “Be Honest” (feat. Burna Boy) e “Little Things”, e o seu álbum de estreia, “Lost & Found” (2018), foi aclamado pela crítica e solidificou o seu lugar como uma artista inovadora.

Um festival que aposta
na arte e na sustentabilidade
Desde a sua primeira edição, o MEO Kalorama posicionou-se como um festival que vai além da música, apresentando-se como uma celebração da cultura e da arte, com várias características que o distinguem, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, com a qual o MEO Kalorama tem um forte compromisso, implementando práticas para reduzir o impacto ecológico do evento, como a gestão de resíduos, a promoção de transportes públicos e o uso de energias mais limpas.
Nota ainda para a acessibilidade, num festival que procura ser um espaço inclusivo, com preocupações de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades especiais, mas também para o conforto, num evento em que a organização se preocupa em oferecer espaços de sombra, zonas de hidratação e condições que garantam o conforto do público ao longo dos dias.
Relativamente ao cartaz, e para além dos nomes em destaque já referidos, muitos outros irão passar pelos três palcos do MEO Kalorama, nomeadamente o Palco MEO, mas também o Palco San Miguel e o Panorama Lisboa. Ali irão actuar, entre outros, Father John Misty, The Flaming Lips, Capital da Bulgária, Cara de Espelho, David Bruno, ainda Olof Dreijer ou Roi Perez, também Azealia Banks, Róisín Murphy, Boy Harsher, Heartworms, Helena Hauff, Identified Patient, Royel Otis, Noga Erez, Yakuza, Anish Kumar, Bernardo Vaz, Daniel Avery, Jennifer Cardini ou Ryan Elliott.

Com um cartaz de grande qualidade e um conceito que valoriza a experiência global do público, o MEO Kalorama 2025 está pronto para consolidar, já a partir de amanhã no Parque da Bela Vista, a sua posição como um dos eventos de verão de visita obrigatória em Portugal. Todas as informações, nomeadamente a melhor forma de chegar ao festival utilizando os diversos transportes públicos para o mesmo, podem ser encontradas no sítio do evento em meokalorama.pt.