Players of Portugal seen  celebrating after goal from Cristiano Ronaldo during  official training before UEFA Nations League 2025 semifinal game between national teams of Germany and Portugal (Maciej Rogowski)

Portugal vira resultado e vence a Alemanha (2-1) na Liga das Nações

Em jogo disputado em Munique, na Allianz Arena, a Seleção de Portugal conseguiu esta quarta-feira uma brilhante vitória sobre a anfitriã Alemanha, garantindo o apuramento da Turma das Quinas para a Final da Liga das Nações, a disputar no próximo domingo. Ao intervalo o “nulo” deixava tudo em aberto e quando a Alemanha marcou, logo no arranque do segundo tempo ao minuto 49’, temeu-se o pior para as cores lusas. Mas Portugal deu a volta ao jogo, agarrou na partida com uma grande intensidade, conseguiu virar o resultado e justificou a vitória no terreno dos alemães, 25 anos depois da última vitória lusa sobre a seleção germânica.

Num jogo em que o selecionador Roberto Martinez começou por surpreender tudo e todos com o “onze” escolhido como titular da Seleção de Portugal, com João Neves a lateral-direito e Vitinha no banco de suplentes, com uma linha avançada com Trincão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo, deixando no banco Rafael Leão e Diogo Jota, a nossa Seleção sofreu durante o primeiro tempo, Diogo Costa fez algumas defesas de enorme valia e conseguiu levar o jogo até ao intervalo sem golos, depois de muito sofrimento. No arranque da segunda parte, ao minuto 49’, a Alemanha adiantou-se no marcador com um golo de Wirtz, que tirou claramente vantagem de um fora-de-jogo de Woltemade que interferiu com a movimentação de Rúben Dias, impedindo este de chegar até junto do marcador do golo.

Com Portugal em desvantagem, o selecionador espanhol da Turma das Quinas mudou finalmente o “onze” em campo, apostando em Francisco Conceição, Vitinha e Nélson Semedo, e acabou por ser o extremo que esta época alinhou na Juventus que, ao minuto 63’, depois de uma arrancada a partir do corredor direito, fletiu para o meio e, ainda fora da área, com um remate de pé esquerdo, em arco, enviou a bola ao poste mais distante, levando-a a descrever um arco e a ficar fora do alcance do guarda-redes Ter Stegen, repondo a igualdade no marcador. Um golo magistral que colocava de novo Portugal na discussão do jogo e a acreditar que era possível ultrapassar a turma germânica.

Vitinha e Nuno Mendes
foram os melhores em campo

Para trás ficavam os primeiros 45 minutos em que Portugal tinha jogado claramente a colocar a bola na frente e a ter a esperança nas movimentações de Pedro Neto, Francisco Trincão e Cristiano Ronaldo, e nos quais Diogo Costa foi determinante na forma como tapou os caminhos para a baliza da turma das Quinas.

A nossa Seleção voltava assim a ficar em boa posição no jogo, e melhor ficou pouco cinco depois quando, ao minuto 68’, Cristiano Ronaldo concluiu uma excelente iniciativa do lateral Nuno Mendes, recebendo uma assistência à beira do fora de jogo mas em posição regular, fazendo o segundo golo para Portugal e colocando a turma lusa na frente do marcador. O capitão da Turma das Quinas marcou assim o seu 937.º golo na carreira.

Portugal chegava finalmente à vantagem frente à Alemanha, tirava partido da forma como Francisco Conceição entrou no jogo, com este jogador a fazer recordar a prestação do seu pai, Sérgio Conceição, quando, em Junho de 2000, assinou um hat-trick contra a Alemanha e garantiu a vitória de Portugal, eliminando a então campeã europeia do Euro 2000 da UEFA, e conseguia finalmente impor o seu futebol assente no bom futebol de Vitinha e de Nuno Mendes, os melhores jogadores em campo nesta partida.

Com Portugal já na frente do marcador, Francisco Conceição voltou a estar à beira de marcar, num lance em que repetiu o movimento do primeiro golo, com uma entrada a partir do lado direito, uma vez mais a vir para o meio e a rematar de pé esquerdo, aqui com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza de Ter Stegen mas a sair pela linha de fundo.

Pouco depois do segundo golo de Portugal seria a Alemanha a estar perto de marcar e com isso repor a igualdade quando Adeyemi, com um remate colocado, levou a bola ao poste direito da baliza de Diogo Costa, naquele que foi o momento em que a Alemanha esteve mais perto de empatar a partida.

À beira do fim o guarda-redes germânico Ter Stegen teve a oportunidade de brilhar, com duas defesas no mesmo lance, impedindo o golo a Jota e a Francisco Conceição. Roberto Martinez ainda utilizou Palhinha, que entrou para o lugar de Cristiano Ronaldo (antes já Jota tinha substituído Francisco Trincão), acabando o jogo por chegar ao final com a vitória merecida de Portugal que assim se qualificou para a Final da Liga das Nações, a disputar no próximo domingo frente ao vencedor do jogo de amanhã, quinta-feira, entre a França e a Espanha.

fotos: Maciej Rogowski / LusoNotícias
em Munique, Alemanha

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!