SturmGraz-SCP-01

Sporting vence na Champions com golaço de Viktor Gyokeres

Com dois golos apontados um em cada metade da partida, o primeiro ao minuto 23’ por Nuno Santos e o segundo, já na etapa complementar ao minuto 53’, num verdadeiro “golaço” do sueco Viktor Gyokeres, o Sporting garantiu esta terça-feira mais três pontos na fase de liga da Liga dos Campeões da UEFA. Em termos práticos, este foi um triunfo importante para a turma de Alvalade, ainda mais se tivermos em conta que foi conseguido fora de casa pelos leões e que, já a seguir, o campeão nacional de Portugal terá pela frente dois “colossos”, nomeadamente o Manchester City e o Arsenal, dois jogos a realizar em Alvalade mas de enorme grau de dificuldade para a equipa às ordens de Rúben Amorim.

A jogar de branco, numa altura em que o técnico leonino não pôde contar com Edwards, Eduardo Quaresma e Diomande, mas teve já a possibilidade de chamar aos convocados Matheus Reis e Pedro Gonçalves, o onze leonino foi escalado com o guarda-redes Franco Israel, um trio de centrais formado por Ricardo Esgaio, Debast e Gonçalo Inácio, ainda Geny Catamo, Daniel Bragança, Hjulmand e Nuno Santos na linha média, sobrando para a frente de ataque Francisco Trincão, Gyökeres e Maxi Araújo.

Do lado do Sturm Graz, o técnico Christian Ilzer fez alinhar o guardião Scherpen, ainda Gazibegovic, Lavalée, Geyrhofer e Emanuel Aiwu, também Yalcoutyé e Chukwuani no “miolo” do terreno, com Boving, Horvat e Seedy Jatta a jogarem no apoio ao avançado Mika Biereth. Nota de reportagem para a presença no banco de suplentes do Sporting do jovem Lucas Taibo, central espanhol de 18 anos que Amorim fez viajar com a equipa para este compromisso da Liga dos Campeões.

A jogar porventura com uma equipa ainda assim distante do seu melhor onze, o Sporting entrou a dominar e a conseguir controlar a partida, perante um adversário austríaco que procurou sempre fechar os caminhos para a sua baliza e apostar em transições rápidas. As atenções do sector defensivo do Sturm Graz recaíam sobre Viktor Gyokeres, que também por isso tardou em aparecer no jogo, acabando por ser Nuno Santos a abrir a contagem com o primeiro golo para o Sporting, curiosamente num lance em que o avançado sueco falhou o golo, surgindo o lateral a fazer o golo, assumindo o papel de “herói improvável” que colocava por aquela altura, ao minuto 23′, a formação do Sporting em vantagem neste jogo referente à milionária Champions League.

O Sporting manteve o domínio do jogo, construiu mais, teve mais posse de bola e mais iniciativa, mas o resultado desse domínio só teve efeitos práticos bem mais tarde, já no segundo tempo, ao minuto 53′, e finalmente por Viktor Gyokeres.

Num lance de grande qualidade protagonizado pelo avançado sueco, depois de um passe de Zeno Debast a partir do corredor esquerdo, Gyokeres começou por ultrapassar Geyhofer em força, entrou na área com a bola dominada, contornou mais um adversário, ultrapassou o guarda-redes e rematou para a baliza já à sua mercê, num golo de grande qualidade digno de um palco como a Liga dos Campeões.

A vencer por 2-0, Rúben Amorim pôde dar minutos de jogo a alguns elementos e poupar outros jogadores, chamando à partida frente ao Sturm Graz Matheus Reis por troca com Ricardo Esgaio, ao minuto 56′, mas também St. Juste, Pote e Morita, que ao minuto 70′ entraram por troca com Debast, Maxo Araújo e Daniel Bragança.

Perto do final, ao minuto 84′, Quenda ainda entrou para o lugar de Nuno Santos, o Sporting esteve à beira do terceiro golo, ao minuto 89′, quando Gyokeres falhou uma solicitação de Trincão, acabando o jogo com o justo triunfo dos leões que somam agora sete pontos na Liga dos Campeões após três jogos nesta competição.

Para já, Ruben Amorim e os seus jogadores terão que se preocupar com a deslocação a Famalicão já no próximo sábado em jogo para o campeonato da I Liga, deixando para mais tarde as preocupações com esta competição da UEFA, isto porque o próximo jogo da Champions acontecerá apenas no próximo dia 5 de Novembro, altura em que irá receber em Alvalade a formação do Manchester City.

Jorge Reis / LusoNotícias

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!