Depois de já ter vencido no primeiro jogo das meias-finais da Taça de Portugal, em Alvalade, por 2-0, o Sporting venceu esta terça-feira a turma de Vila do Conde, em Paços de Ferreira, campo emprestado à turma de Vila do Conde para a realização do jogo da segunda-mão, triunfando o conjunto leonino por 2-1 com golos de Gonçalo Inácio e Gyokeres para os leões, e André Luiz para a formação do Rio Ave.
Com uma entrada a todo o gás, o Sporting adiantou-se no marcador, conseguiu o primeiro golo do jogo assinado por Gonçalo Inácio na resposta a um pontapé de canto, e colocou-se numa posição sem dúvida tranquila para garantir o apuramento para o jogo da Final da Taça de Portugal no Jamor. O Rio Ave ainda tentou no final dos primeiros 45 minutos equilibrar o jogo, mais do que até a eliminatória já demasiado “inclinada” para a formação sportinguista, mas o conjunto leonino levou mesmo o jogo até ao intervalo a vencer por 1-0. No segundo tempo foi a formação forasteira quem entrou de novo melhor na partida, Gyokeres fez o segundo golo e retirou quaisquer dúvidas que pudessem ainda existir quanto à equipa que iria chegar à Final desta competição.



A vencer por 2-0, o técnico Rui Borges pôde mexer de facto na sua equipa, isto já depois de ter colocado em campo Geny Catamo retirando do jogo ao intervalo o médio Pedro Gonçalves, que continua a ganhar minutos na recuperação activa depois de ter estado lesionado.
O treinador dos leões chamou entretanto ao jogo Ricardo Esgaio por troca com Debast ao minuto 53′, enquanto Petit respondia com as chamadas de Bakoulas, Tiago Morais e Pohlmann para as saídas de Aguilera, João Graça e João Novais, à passagem do minuto 56′, acabando o Rio Ave por ganhar maior frescura física e com isso melhor capacidade de troca de bola, tirando daí o melhor partido para a criação de oportunidades de golo. Primeiro foi o médio grego Bakoulas a enviar a bola à trave da baliza de Rui Silva, acabando a bola por ressaltar sobre a linha de golo para bater de novo na trave antes de sair pela linha de fundo, perdendo o Rio Ave a oportunidade de marcar, algo que aconteceu logo a seguir, ao minuto 66′, num lance assinado por André Luiz depois de uma excelente assistência de Clayton.
O Rio Ave conseguiu assim diminuir a “prejuízo” neste segundo jogo frente ao Sporting, a turma de Alvalade venceu ainda assim e carimbou o passaporte para a Final da Taça de Portugal, podendo agora as duas equipas concentrar atenções nos jogos para o campeonato da I Liga, isto numa altura em que a turma de Vila do Conde terá pela frente uma deslocação a Guimarães, ao terreno do Vitória já no próximo domingo, o mesmo dia em que o conjunto de Alvalade terá que receber em casa o “aflito” Boavista.




Quanto à Taça de Portugal, será ainda preciso que o Benfica “cumpra calendário” amanhã, quarta-feira, altura em que irá receber no Estádio da Luz o Tirsense para o segundo jogo, isto depois dos encarnados terem somado uma primeira vitória por 5-0 contra a turma de Santo Tirso. Depois disso, e partindo do princípio que os encarnados irão garantir a presença no Jamor, teremos uma final entre águias e leões no dia 25 de Maio.